[Alemanha] Berlim: Nazis são expulsos de Kreuzberg, mesmo com a proteção da polícia

[No último sábado (14 de maio), um grupo de aproximadamente 100 nazistas de várias partes da Alemanha tentou organizar um ato no bairro berlinense de Kreuzberg. O “caminho” dos nazis foi impedido por mais de 500 anarquistas, antifascistas, esquerdistas e populares, com bloqueios de rua espontâneo e ações de confronto.]

Desde o primeiro momento a polícia tentou esconder essa manifestação nazi, quando o normal, em especial as manifestações de esquerda, é falar sobre isso aos meios de comunicação com vários dias de antecedência, incluindo discorrer sobre sua trajetória. Muito diferente deste evento, que se tornou conhecido graças a um nazista que colocou em sua conta do Facebook a chamada do ato.

Os nazis e a polícia, vendo que as pessoas ouviram sobre a manifestação, tentaram convencer aos antifascistas que a concentração seria feita no bairro de Kreuzberg, em frente à sede da BKA (Escritório Federal Criminal), quando na verdade a concentração seria feita no bairro adjacente, Neukölln, na praça Hermannplatz.

Neukölln é um bairro onde vivem muitos imigrantes, e Hermannplatz muitas vezes é usado como um lugar de encontro de muitas pessoas deste bairro, como no sábado passado, onde houve uma festa infantil. Ali se juntaram alguns nazis em seu carro, com megafone dizendo slogans racistas; pessoas que estavam no local naturalmente reagiram às provocações, e a polícia se dedicou à defesa dos nazis, com sprays de pimenta contra as pessoas que reagiam.

Depois de algum tempo os nazistas voltaram a Kreuzberg, em um lugar que não era muito longe de onde oficialmente foi o chamado. Ao que parece, no caminho através do metrô, os nazis se dedicaram a espancar as pessoas de cor diferente a de seu gosto.

Em Mehringdamm (local de concentração nazista), juntaram-se cerca de 100 nazistas, e mais de 500 pessoas. Os nazistas reuniram-se em uma das saídas do metrô, e a polícia fez barreiras e tornou a defendê-los o tempo todo; houve um momento que, como a barreira policial que estava ao redor deles era mais “permeável”, saíram para a parte onde havia muito menos pessoas, para atacar os manifestantes e todas as pessoas de cor que viram.

Segundo a versão da polícia, eles se viram “oprimidos”, mas em uma fotografia do jornal liberal e do sistema Tagesspiegel, vê-se que a polícia gentilmente agarra os nazistas que se dedicaram a bater nas pessoas.

Entre os agredidos estavam 4 antifascistas, atacados por cerca de 40 nazis. Nenhum nazista foi preso por esta ação. Diferente foi a reação da polícia contra os antifascistas.

Para que a polícia fosse capaz de por “ordem” aos nazistas, eles se reuniram novamente perto da estação de metrô, onde, após cerca de 20 minutos – objetos voavam dos dois lados – e, visto que os nazistas não poderiam fazer sua manifestação, saíram do metrô, onde também criaram o caos. Segundo as autoridades, 600 policiais foram destacados, 46 presos, 37 deles com base em denúncia, e 36 policiais feridos.

Fotos, muitos nazis aparecem nas imagens:

http://www.flickr.com/photos/pm_cheung/sets/72157626718625614

http://www.flickr.com/photos/neukoellnbild/sets/72157626717530426