[Reino Unido] N9 Novas táticas policiais: agentes disfarçados ativos e agressivos

Percebemos uma mudança nas táticas policiais para a manifestação estudantil de 9 de novembro no centro de Londres. Além do fato de que a passeata teve sua rota firmemente regulada (cada uma das ruas laterais foi bloqueada por um pequeno exército de barreiras bem defendidas) a polícia introduziu um elemento novo e potencialmente perigoso ao policiamento da manifestação – o uso extensivo e transparente de policiais disfarçados.

Antes, a polícia simplesmente espalhava FITs [unidades de vigilância especial] em pontos estratégicos nas redondezas da manifestação para identificar “encrenqueiros em potencial” que, se fossem presos, isso era feito por policiais uniformizados longe da manifestação principal.

A manifestação estudantil de 9 de novembro viu numerosos policiais disfarçados (mal vestidos de manifestantes) no meio do corpo da passeata retirando, às vezes violentamente, aqueles que queriam prender. Essa mudança de tática pode ser devido ao novo tira no topo da chefia, pode ser uma estratégia de uma vez só para prevenir outra Millbank, ou, talvez, pode ser a primeira aparição de uma nova e potencialmente abordagem de longo alcance no policiamento de manifestações.

Blocos protegendo a integridade da passeata é lugar-comum na Europa continental, aliás, é uma característica essencial. Eles agem como presença policial coletiva, mas também asseguram que a dinâmica entre manifestantes e policiais se mantenha intacto – tanto em oposição, quanto em penetração.

No Reino Unido, não temos essa compreensão da dinâmica dos blocos como tais e, freqüentemente, nos distanciamos deles. (Blocos NB não quer dizer “bloco negro”, um bloco negro, quando ativo, é uma proposta totalmente diferente, que toma uma dinâmica inteiramente diferente).

Isso precisa ser modificado, e será, se quisermos manter qualquer autonomia no interior da conduta de policiamento e nas normas para passeatas.

Essa nova tática policial, se continuar, requer de anarquistas o conhecimento de nosso papel coletivo nas manifestações. Qualquer anarquista que continuar a participar de manifestações enquanto indivíduo, em contraste com elementos politicamente constituídos, terá que aprender bem rápido uma nova maneira de raciocinar.

9 de novembro foi um exemplo clássico de demonstração policial. A nova e perigosa reviravolta é que a polícia é, agora, parte integrante da passeata em si.

Um alerta para o que vem por aí.

Apreensão violenta de um manifestante durante o N9 por um grupo grande de policiais disfarçados:

Veja no site do Bloco Anarquista N9 os relatos de várias fontes sobre esse dia:
http://n9anarchistbloc.wordpress.com/

agência de notícias anarquistas-ana

Um verde cobertor
todo trançado de relva
aquece a terra.
Delza Faldini