Crônica do evento “10 anos do Ativismo ABC”

[Neste último 28 de janeiro, na Casa da Lagartixa Preta, em Santo André (SP), o Coletivo Ativismo ABC realizou um evento em comemoração aos seus 10 anos de existência. A seguir um relato do acontecimento enviado pelo Coletivo.]

Pensar nestes 10 anos, não é como completar aniversário. É pensar que há 10 anos atrás fizemos uma escolha política e social, escolhemos construir uma sociedade sem opressão (em todas as suas formas), mesmo que no princípio essa outra sociedade fosse mais ingênua, foi essa ingenuidade que nos trouxe aos 10 anos de hoje. Atualmente mais velhos e com um acúmulo teórico e prático tanto do dia-a-dia, quanto das relações macro, aquela ingenuidade, que nunca deixou de ser lutadora, rebelde e anticapitalista, enxerga melhor o mundo e propõe com mais afinco aquilo que se quer no presente, visando abrir novas possibilidades para o futuro. Não somos todos do Ativismo ABC que estão desde o começo, alguns saíram, outros se aproximaram, porque 10 anos são suficientes para se mudar muita coisa e pensamentos, mas estas pessoas que hoje não mais estão presentes, desempenharam um papel importante nos seus momentos dentro do coletivo, pessoas que recordamos com carinho.

A comemoração não poderia ter sido melhor. Pela primeira vez em 10 anos escrevemos um texto coletivo. No “El Saleroso” nº 10, ele pode ser lido. A Casa da Lagartixa Preta estava cheia, companheiros e companheiras históricos apareceram, mostrando que ainda que o anarquismo tenha suas diferentes linhas, podemos construir ações pontuais!!!

Havia muita comida e conversas… O início do dia se deu com o lançamento dos livros do geógrafo e anarquista Élisée Reclus, pelo Selo Editorial da Biblioteca Terra Livre e Edições Negras Tormentas. Acompanhada posteriormente de um debate sobre os 10 anos de coletivo.

A noite se adentrava e em meio as atividades foi declarado o vencedor da rifa Durruti, não poderia ter sido outro: o Ativismo ABC (não foi marmelada!) ganhou de presente para a biblioteca dois lindos livros do Buenaventura Durruti. A noite agradável foi acompanhada com a música dos companheiros do Ordinaria Hit, Minininha Pirracenta e um sambinha para fechar a noite!!! Assim como o já cotidiano futebol de rua!!!

São 10 anos, que não construímos sós, o apoio de outros companheiros e companheiras, familiares, amigos e amigas e “desconhecidos” foram importantes para manter em pé nossa ideia. Foram relações de apoio mútuo, alianças políticas, que demonstram na prática que uma sociedade com liberdade e sem opressão é possível e realizável agora. Que não precisamos ter alguém decidindo por nós, que lado a lado podemos fazer essa escolha, e que ela não significa um único caminho, mas caminhos diversos construídos com outros valores!!!

Ativismo ABC

Se passaram dez anos
A vida deixou de ser a mesma
Dizem que um pode ter tudo
E nós escolhermos outro caminho
O caminho da liberdade
Se passaram dez anos
E se foi tempo de nossas vidas
Lutando
Criando
Amando
Imaginando que uma vida em igualdade
Não se consegue
Vendo televisão
Ou
Sentado no sofá
Se passaram dez anos
E de jovens rebeldes
Passamos a libertadores
De nós mesmos
Ainda com rebeldia
Mas também construtores da sociedade futura
Com diversidade, apoio mútuo e liberdade

Mais infos: http://www.ativismoabc.org

Link do “El Saleroso” especial de 10 anos:
http://www.4shared.com/office/3ljsl_TI/El_Saleroso_10.html

agência de notícias anarquistas-ana

caem as mangas
no pátio do sonho
talvez em outros
Jorge B. Rodríguez