Multitudinário comício da CNT que aconteceu em 27 de março de 1977 na praça de Toros de San Sebastián de los Reyes, em Madrid, completa 40 anos. Imagens desse histórico evento que reuniu aproximadamente 30 mil pessoas fazem parte do documentário “Fúria Libertária”.
Este trabalho realizado em 2010 em razão do nosso CeNTenário, supõe a recuperação das imagens do primeiro comício público de um sindicato após a morte do ditador Franco e quando ainda não estavam legalizadas as organizações sindicais. Para isso, os companheiros e companheiras da Oficina de Imagem e Contrainformação da CNT trabalharam com o material rodado na época pela equipe do diretor e companheiro, Antonio Artero, elaborando assim um documento de relevância histórica n&atild e;o só para a militância cenetista, mas também para o conjunto do movimento dos trabalhadores.
Nas palavras do Secretário Geral de então: “Às 12 da manhã a arena e arquibancada já estavam abarrotados, oferecendo um espetáculo impressionante que os documentos fotográficos legaram à posteridade. Se congregaram umas 30.000 pessoas para ouvir a voz da CNT. O espetáculo foi indescritível: centenas de bandeiras, os hinos da Organização, um grande clamor, os primeiros gritos que logo já ouviríamos em mil hões de reuniões e manifestações…” (Juan Gómez Casas. “Relanzamiento de la CNT: 1975-1979”).
DVD “Furia Libertaria” a venda (5 Euros) em:https://fal.cnt.es/tienda/node/448
O documentário completo poder ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4PvhJZgC9nA
Página web: cnt.es
FB: facebook.com/sindicatoCNT
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Sob o ipê florido
embelezam de amarelo
as flores que caem.
Sandra Hiraga
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...