[Suíça] Lugares ocultos em Lausanne

[No coração da cidade encontraremos o Centro Internacional de Recursos Anarquistas (CIRA). E à uma hora de carro, Espace Noir, um centro social operado por uma cooperativa.]

O CIRA, fundado em Genebra em 1957, encontra-se atualmente localizado em Lausanne, uma bela cidade às margens do lago Léman. No número 24 da Avenida Central de Beaumont, uma casa cercada de árvores vem acumulando durante anos um arquivo único no mundo, compreendendo cerca de 18.000 obras. Destes, há muitos livros, outros tantos números em torno de 4.000 periódicos libertários registrados. Há também gravações de som e vídeo, fotografias, ilustrações e todo o tipo de imagens e documentos relacionados ao anarquismo.

Todo este acervo é mantido exclusivamente através de doações e contribuições dos parceiros, a quem se reservou o direito a empréstimos, que opera também à distância, pelo correio. No entanto, qualquer pessoa pode visitar este lugar interessante, que abre suas portas de segunda a sexta-feira, das 16 a 19 horas.

Para obter mais informações, consulte seu website: www.cira.ch. Lá você encontrará também um catálogo on-line.

Espace Noir

Cerca de 90 quilômetros ao norte de Lausanne, no Cantão de Vaud, encontra-se Saint Imier. Esta pequena cidade nas montanhas entraria para a história quando se realizou, em 1872, a primeira Internacional puramente anarquista. E a tradição continua, já que no número 29 da rua Francillon está o local da cooperativa cultural libertária Espace Noir (Espaço Negro). Os cooperativados autogestionam o prédio de três andares que detém, entre outros projetos, um café-bar, uma sala de exposições, uma biblioteca-livraria, um teatro e o cinema (dos quais operam com rolos de fita de 35 mm), o menor no país. Além disso, o espaço é aberto a todas as iniciativas antiautoritárias e às lutas sociais em defesa do meio ambiente. Sua programação, história e tudo mais podem ser encontradas em: www.espacenoir.ch.