Nesta quarta-feira, 10 de julho, cerca de 200 anarquistas realizaram uma passeata pela área de pedestres que está localizada ao pé da Acrópole de Atenas, em solidariedade com o preso anarquista Kostas Sakkas, que está em greve de fome há 37 dias e mais de 31 meses em prisão preventiva.
Os policiais começaram a provocar os manifestantes antes mesmo do início da passeata, mas eles não responderam às provocações. A polícia esteve fazendo a mesma coisa durante a passeata, à procura de um pretexto mínimo para reprimir os manifestantes. Ao se afastar um pouco dos grupos de turistas que estavam reunidos na área de pedestres da Acrópole, e enquanto os solidários estavam distribuindo folhetos (na sua maioria escritos em inglês, uma vez que esta área é uma das mais visitadas de Atenas), pichando e gritando slogans, receberam uma carga repressiva por parte de policiais de duas equipes motorizadas da polícia grega. Os policiais perseguiram os manifestantes, a fim de acabar com a passeata.
Durante a perseguição e a repressão, os policiais motorizados espancaram vários manifestantes e prenderam doze pessoas. Até agora, apenas dois deles permanecem detidos. Um dos detidos foi acusado de posse de um spray e o outro de levantar uma cadeira para se proteger dos policiais que o estavam golpeando.
O Regime mais uma vez mostrou a sua verdadeira face. Desta vez tentou silenciar e reprimir a voz daqueles que se manifestaram em solidariedade com um prisioneiro que está há 31 meses nos calabouços das prisões gregas sem ter sido sequer processado. Essa ação realizada na área turística de Atenas incomodou os patrões dos policiais, visto que milhares de estrangeiros foram informados diretamente (e muitos mais indiretamente, através deles) do encarceramento prolongado de Kostas Sakkas, e da verdadeira face do regime totalitário do Estado grego e sua guarda pretoriana.
Nos dois vídeos a seguir você pode ver alguns momentos dos acontecimentos:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Xwp3iHgdxpI
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cj9PufVmW9I
Se você for solicitado para se inscrever no youtube para ver um dos dois vídeos acima, você pode ver os dois sem entraves aqui:
agência de notícias anarquistas-ana
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!