[Grécia] Filme: A Política das Facas

451332296_640
[O projeto de pesquisa crisis-scape.net acaba de lançar o curta-metragem com legendas em inglês “The Politics of Knives” (A Política das Facas), que aborda a gangue neonazista Aurora Dourada.]

Apresentação:

O partido neonazista Aurora Dourada está ativo na Grécia desde meados dos anos 80. No decorrer dos anos atacou imigrantes, antifascistas e homossexuais, com a tolerância ou mesmo colaboração de uma parcela da força policial grega. Recentemente, o partido viu um crescimento inexplicavelmente imenso de seus fundos, uma ampla cobertura de suas atividades (seja real ou fictícia) pela grande mídia e a abertura de mais de cinquenta filiais locais por todos os bairros atenienses e cidades gregas.

O ostensivamente meteórico crescimento do Aurora Dourada no discurso político dominante vem em uma conjuntura extremamente crítica, em meio à crise financeira global que atingiu a Grécia mais fortemente por volta de 2008/09 em diante. Nas eleições nacionais de 2009, o partido recebeu meros 0,2 % dos votos; em 2012, sua cota disparou para aproximadamente 7%. Este sucesso eleitoral foi acompanhado pela introdução de políticas anti-imigração pela coligação governamental, operações policiais frequentes com alvo nas atividades antifascistas em Atenas e outras cidades gregas, e o crescimento de ataques racistas no país.

Em 18 de setembro, um membro confesso do Aurora Dourada, Giorgos Roupakias, esfaqueou até a morte o rapper antifascista Pavlos Fyssas (Killah P). Como consequência do assassinato, o líder do Aurora Dourada, Nikos Mihaloliakos, e outros membros e pessoas chave foram presas e acusadas. Apenas agora, após décadas de presença no cenário político grego, as conexões do Aurora Dourada com as forças de segurança e política institucional do país estão sendo expostos no discurso da política dominante e na mídia.

Ficha técnica:
Produzido por Ross Domoney, Klara Jaya Brekke e Dimitris Dalakoglou.
Filmagem e edição por Ross Domoney.
Roteiro por Klara Jaya Brekke.
Música por Giorgos Triantafillou.

Agradecimentos especiais a Lena Theodoropoulou e Yiannis Chri.

Para ver o filme:

Tradução > Anarcopunk.org

agência de notícias anarquistas-ana

pássaros cantando
no escuro
chuvoso amanhecer

Jack Kerouac