
Neste 6 de dezembro, Dia da Independência da Finlândia, centenas de anarquistas marcharam pelas ruas centrais da cidade de Tampere em um ruidoso protesto anticapitalista. Ativistas atiraram pedras e paus contra alvos capitalistas, deixando vidros quebrados de lojas granfinas e de carros de luxo.
Os manifestantes também tentaram invadir o Centro de Congressos da cidade (“Tampere House”), onde o presidente finlandês realizava uma recepção oficial por ocasião do Dia da Independência. Houve confrontos no local.
O objetivo da manifestação foi destruir o mito da Finlândia “pacífica”, como uma sociedade sem antagonismos de classe. E este objetivo foi alcançado. O protesto anarquista foi destaque nas primeiras páginas da mídia finlandesa, e provocou um tenso debate nas redes sociais.
A manifestação contou com cerca de 450 pessoas. Aproximadamente 28 ativistas foram presos durante o evento e liberados em seguida. Outros ficaram feridos nos choques com as forças de repressão.
Vídeo:
agência de notícias anarquistas-ana
chuva na rua
lágrimas nos olhos
orvalho da dor…
Carlos Seabra
bom texto!
posição lúcida. organização anarquista com marca registrada? pedindo ação do estado contra trabalhadores? opa, pera lá caceta!
Comunistas, Capitalistas e Anarquistas e a servidão voluntária. Mas... A hora mais escura é logo antes do amanhecer. (Provérbio árabe)
História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.
Enquanto isso no Brasil...