Na quarta-feira, 29 de janeiro, realizou-se a “Jornada pela Memória Histórica”, atividade que culminou o primeiro Taller de Verano (“Workshop de Verão”), para recordar a trágica Matança da Praça Colón, que ocorreu há 108 anos.
A tarde começou com a apresentação do boletim informativo “Pampa Negra”, que reúne reflexões sobre aspectos da história local e da ideologia anarquista. Paramos um momento para compartilhar antecedentes sobre o movimento operário nestas terras, em particular sobre os acontecimentos na Praça Colón, que gerou um interessante debate. Mais tarde, Nelly Lemus nos acompanhou com sua poesia, dedicada aos trabalhadores caídos e a combater o esquecimento.
A segunda parte da atividade foi a apresentação do livro “Sin Dios Ni Patrones: Historias, conflictos y diversidad del anarquismo en la región chilena (1890-1990)”, que foi comentado pelo seu autor, o companheiro Víctor Muñoz, que nos ofereceu interessantes fatos sobre a presença anárquica e sua diversidade de manifestações.
Também nos acompanhou “Entre Mar e Pampa”, exposição fotográfica que reúne rostos, espaços e situações de Antofagasta durante 1890 e 1930.
Finalmente, agradecemos aqueles que participaram e esperamos que instâncias como estas se repliquem e espalhem por todas as partes.
http://pampanegra.blogspot.com
agência de notícias anarquistas-ana
um tronco oco
abriga esquilinhos
colocam nozes
Thiphany Satomy




Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!