Na quarta-feira, 29 de janeiro, realizou-se a “Jornada pela Memória Histórica”, atividade que culminou o primeiro Taller de Verano (“Workshop de Verão”), para recordar a trágica Matança da Praça Colón, que ocorreu há 108 anos.
A tarde começou com a apresentação do boletim informativo “Pampa Negra”, que reúne reflexões sobre aspectos da história local e da ideologia anarquista. Paramos um momento para compartilhar antecedentes sobre o movimento operário nestas terras, em particular sobre os acontecimentos na Praça Colón, que gerou um interessante debate. Mais tarde, Nelly Lemus nos acompanhou com sua poesia, dedicada aos trabalhadores caídos e a combater o esquecimento.
A segunda parte da atividade foi a apresentação do livro “Sin Dios Ni Patrones: Historias, conflictos y diversidad del anarquismo en la región chilena (1890-1990)”, que foi comentado pelo seu autor, o companheiro Víctor Muñoz, que nos ofereceu interessantes fatos sobre a presença anárquica e sua diversidade de manifestações.
Também nos acompanhou “Entre Mar e Pampa”, exposição fotográfica que reúne rostos, espaços e situações de Antofagasta durante 1890 e 1930.
Finalmente, agradecemos aqueles que participaram e esperamos que instâncias como estas se repliquem e espalhem por todas as partes.
http://pampanegra.blogspot.com
agência de notícias anarquistas-ana
um tronco oco
abriga esquilinhos
colocam nozes
Thiphany Satomy
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...
Tudo bla,bla,bla...porque não se faz um post comentado a degradação durante o bozo. 🤪🤪🤪🤦
Olá, me chamo Vitor Santos e sou tradutor. Posso traduzir do Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Catalão. Inversamente, somente do…