Enviamos um pequeno texto que ESE Atenas difundiu e distribuiu em apoio à luta das aproximadamente 600 trabalhadoras da limpeza do Ministério da Economia, que se encontram em luta constante desde vários meses após a decisão do governo de despedi-las. Atualmente, as trabalhadoras se encontram em “regime de reserva laboral” e de demissão eminente. Estamos com elas e cremos que a difusão de sua luta e as mostras de solidariedade são importantíssimas para que possam seguir adiante. Desde ESE também temos decidido apoiá-las economicamente, com uma pequena quantidade de nosso Fundo de Ajuda Mútua, e convidamos a que façam o mesmo outros sindicatos, coletivos e individualidades, na medida de suas possibilidades.
SOLIDARIEDADE COM A LUTA DAS TRABALHADORAS DA LIMPEZA DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA – ATENAS
A luta das trabalhadoras da limpeza do Ministério da Economia não é uma luta setorial, é uma luta de todos os trabalhadores. Quando a patronal ataca a um dos nossos, nos ataca a todos e em consequência devemos responder todos unidos.
A União Sindical Libertária (ESE) quer expressar sua solidariedade com a justa luta das companheiras limpadoras, as que há meses foram comunicadas que serão despedidas. As companheiras da limpeza do Ministério da Economia são um exemplo para todos os trabalhadores por sua combatividade. Sua luta sem quartel é o polo oposto à passividade das burocracias sindicais, que se limitam a convocar greves-fantasmas de vez em quando para justificar sua existência.
A lição que nos transmite esta luta de meses é bem clara: a única luta que se perde é a que não se realiza. Este coletivo de trabalhadoras se nega a baixar a cabeça, apesar das políticas autoritárias e os ataques policiais.
Por tudo isso, unimos nossa voz a sua e gritamos com elas:
“Não à demissão das trabalhadoras da limpeza do Ministério da Economia”.
Só a luta pode trazer a vitória.
Não ao sindicalismo patronal. Não ao sindicalismo partidista. Por um sindicalismo combativo e auto-organizado.
União Sindical Libertária (ESE Atenas)
Ελευθεριακή Συνδικαλιστική Ένωση – Διεθνείς Σχέσεις
União Sindical Libertária – Relações Internacionais
agência de notícias anarquistas-ana
lua n’água
entre pétalas alumbra
o abismo
Alberto Marsicano
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!