No domingo, 11 de maio 2014, o partido neonazista Aurora Dourada havia programado um evento eleitoral na cidade de Ierissós, no noroeste de Calcídica. Os habitantes desta região há anos estão lutando contra a instalação de uma mineração de ouro em uma das montanhas da província. O evento nazi nunca foi realizado, uma vez que os antifascistas de Ierissós o anularam, expulsando da cidade os poucos fascistas que apareceram na cidade.
Em concreto, quando os neonazistas chegaram a um café da cidade acompanhados por policiais, vários antifascistas e os moradores da cidade se aproximaram do local e exigiram a imediata retirada dos mesmos, gritando slogans como “Fascistas, escórias, as forcas estão chegando” e “Policiais, TV, neonazistas, todas as escórias trabalham juntos”, como pode ser visto nos vídeos que publicamos neste post. Poucos minutos depois, os seis fascistas que tinham ido ao local foram forçados a retirar-se, vaiados pelas pessoas que tinham se reunido na cafeteria para cancelar o evento eleitoral fascista.
Recordamos que o partido neonazista Aurora Dourada se pronunciou a favor da tentativa pela multinacional canadense Eldorado e seu fantoche local, a mineradora Elinikós Jrisós (Ouro Grego), da instalação de uma mineração de ouro, destruindo o meio ambiente da região e poluindo as águas de toda a província.
Em breve iremos publicar o comunicado da Coordenação de Luta Contra a Extração de Ouro em Calcídica.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=6dhZjsv1D_8
http://www.youtube.com/watch?v=LIH2Ah7jwfw
http://www.youtube.com/watch?v=S-8GIW43frI
O texto em castelhano aqui:
http://verba-volant.info/es/habitantes-de-ierissos-calcidica-anulan-evento-electoral-neonazi/
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
vaga lembrança
a neve nas têmporas
ai! — o tempo — ai!
Seadog
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!