[Saiu a programação do 4º Festival de Cinema Anarquista de Barcelona. O evento acontece entre os dias 28 e 31 de maio, na “Casa de la Solidaritat” (Vistalegre 15). Veja no link abaixo a lista completa dos filmes do 4º Festival.]
Apresentação:
Não temos ilusões: o cinema é, sem dúvida, o pior meio para difundir o que seja em tempos de escassez da imaginação – é puro ócio, enquanto lá no horizonte surge um script que já nos contaram, uma montagem que já vimos, uns créditos que já lemos, etc. A realidade há muito superou a ficção e tudo soa como um remake ruim (a crise, os messianismos nacionalistas, as organizações formais e informais, a repressão, as velhas utopias, etc.). É o eterno retorno, mas há um detalhe que cada vez ressalta mais na mise-em-scéne: toda a decisão tomada pela ciência é determinada (predeterminada) pela lógica financeira, pela lógica do domínio, e então de onde o avanço temporal se transforma em um pérfido labirinto sem saída, em um eterno “travelling” de planos contrapicados.
Alguns repetirão: “Algo milagroso urge. Algo “impossível”. E por isso aqui seguimos os que fazemos parte desse “impossível”, de algo que também já é velho, os que sabemos perfeitamente que este filme acabará mal, mas que reservamos para nós os planos aéreos -destruindo drones pelo caminho -, porque não nos esquecemos dos tempos em que os seres humanos sabiam voar, muito antes de qualquer filme, muito antes que qualquer Leviatã. E desfrutamos do presente em nossas cloacas, em nossas festas de breja barata, em nossas cantinas de vegetais reciclados, em nossas bibliotecas de livros mal impressos, em nossas feiras de livro e em nossos festivais de cinema, em nossas zona autônomas possíveis e obviamente temporárias.
Continuará…
Lista dos filmes aqui: fcab.tk.
agência de notícias anarquistas-ana
Um trovão estronda –
e os trovõezinhos ecoam
na selva em redor.
Nenpuku Sato
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!