No link abaixo, você pode baixar gratuitamente em PDF o livro “La autogestión viva. Proyectos y experiencias de la otra economía al calor de la crisis” (A autogestão viva. Projetos e experiências da outra economia no calor da crise), de José Luis Carretero Miramar, editado por Queimada Ediciones.
Sinopse:
Ainda que o termo autogestão se aplique entre nós, de forma relativamente recente – há quem fale a respeito de um legado principal, do maio francês de 1968 – o certo é que a presença do conceito correspondente é muito antiga. Basta dar uma olhada, e é um exemplo entre muitos, nas resoluções dos sucessivos congressos realizados pela CNT antes da guerra civil, para observar que a ideia em questão já estava presente, e claramente, ali. E estava em mãos de uma aposta comprometida com a defesa da democracia e a ação direta, a da não delegação e a da coordenação de base, em um marco de reivindicação do fim da mercantilização das relações e de contestação cabal do capitalismo, longe do Estado e de seus tentáculos.
Para baixar o livro clique aqui:
Aqui tens um vídeo entrevista com o autor na “Escuela Libertaria de Verano de Ruesta”, em 2014:
http://www.youtube.com/watch?v=jELxdVqj-0I
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Caminho incerto,
no vidro da janela
escorre a chuva
António Barroso Cruz
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…