[Nos dias 3, 4 e 5 de outubro acontecerá, no Barrio Belén, o I Encontro Anarquista do Livro e do Fanzine de Valladolid. Durante o evento ocorrerão palestras, apresentações de livros e fanzines, mesa-redonda com a presença de mídias alternativas, teatro, música, comedor vegano.]
Por que um encontro?
Acreditamos na necessidade de levar a cabo o encontro. Nossa intenção não é simplesmente que se apresentem alguns textos para serem consumidos passivamente, mas queremos dar especial importância ao fato de nos encontrarmos, de que as pessoas e grupos com inquietações antiautoritárias, vindas de lugares diferentes, possam confluir por alguns dias reunindo ideias em comum, lutas, expectativas e projetos.
Por que anarquista?
Nossa intenção é que se crie um espaço para que possamos nos relacionar de uma forma saudável e viva, ou seja, de acordo com as ideias anarquistas e antiautoritárias. Portanto, a organização e a gestão do encontro deverão ser coerentes com essas ideias. Isto, naturalmente, não quer dizer que todos os livros, fanzines, projetos, etc que vão estar presentes no evento, sejam, e nem tenham porque se considerarem anarquistas, muito menos as pessoas que vamos encontrar lá.
Porque do livro e do fanzine?
A comunicação escrita nos parece muito importante para apreender, divulgar e confrontar pensamentos e ideias que sirvam para nos formar e avançar politicamente, tanto individual como coletivamente. Queríamos incluir o fanzine no nome do encontro por que nos parece interessante ressaltar a importância do conteúdo das publicações, independentemente do seu formato, sendo conscientes de que muitas vezes damos pouco valor aos textos publicados em formatos menos chamativos por este simples fato. É um pequeno gesto para o rompimento dessa lógica.
As pessoas que fazem parte da organização do encontro são responsáveis por dar vida e gerir este evento, que fazemos com o desejo, a ilusão e a necessidade de:
– Fornecer uns espaços onde diferentes editoras que se movem no ambiente antiautoritário e anticapitalistas possam promover as últimas novidades de seus catálogos em Valladolid.
– Facilitar um ponto de encontro para pessoas interessadas nos diversos temas que vamos abordar na programação, como forma de promover a criação de contatos, de redes etc.
– Aproximar o ideário anarquista das pessoas de Valladolid através de todos os meios culturais que temos para oferecer: livros, fanzines, jornais, revistas, teatro, filmes ou música.
– Promover a formação das pessoas de uma forma integral, a fim de melhorá-las tanto individualmente, como enquanto organizações, com o objetivo de alcançar o maior bem-estar possível e facilitar as condições que nos permitam aproximarmo-nos a uma revolução social que consideramos essencial para o bem-estar não só pessoal, mas social.
Mais infos, e a programação do encontro:
encuentroanarquistavalladolid.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
Ipê amarelo —
O faxineiro varrendo
sem olhar p’ra cima…
Tania D’Orfani
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!