[Christiania – 40 Anos de Ocupação conta a história do “estado livre” de Christiania, uma comunidade ocupada com 40 anos de idade em uma base militar abandonada no coração da capital da Dinamarca, Copenhagen.]
A p r e s e n t a ç ã o:
Christiania nasceu em 1971, quando o idealismo jovem e uma severa escassez de moradia incitaram centenas de jovens a “invadir as portas” e reivindicar 85 acres de desertas construções de tijolo, madeira, muralhas e canais como seu lar. Considerando politicamente impopular despejar os jovens colonos, o governo dinamarquês declarou Christiania como uma “experiência social” de curto prazo.
Com liberdade para experimentar, construíram uma cultura distinta baseada em consenso e uma próspera economia de restaurantes, bares, indústrias caseiras e venda aberta de haxixe. Em todos os aspectos, Christiania se tornou uma alternativa que desafia, inspira e amedronta a sociedade do lado de fora.
Em 26 de Setembro de 2011, Christiania celebrou seu 40 aniversário, e lançou uma ambiciosa campanha para comprar parte das terras e prédios, e arrendar o resto do governo dinamarquês. Se conseguirem atingir sua meta de 76 milhões de coroas (aproximadamente 13 milhões de dólares), Christiania estará no rumo de ser uma legítima, embora alternativa e auto-organizada, comunidade.
Christiania – 40 Anos de Ocupação explora esta jornada de diversas perspectivas; de moradores de longa data, a oficiais de polícia e do governo que tem sustentado a legalidade da ocupação de Christiania.
Para ver o trailer do filme clique aqui: http://vimeo.com/98800342
Tradução > Anarcopunk.org
Notícia relacionada:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/09/03/italia-filme-an-anarchist-life/
agência de notícias anarquistas-ana
Pássaros azuis
Gritam bom dia
Para as nuvens do céu.
Caroline Boni da Cruz – 09 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!