Ingovernáveis tenta aproximar-se da realidade do movimento anarquista ou antiautoritário na Catalunha. O documentário aborda o conflito social dos últimos anos: greves gerais, bloqueio ao “parlamento”, o movimento das indignadas, os processos de auto-organização em bairros e centros de trabalho, a revolta de Can Vies. Assim como também a visão das classes dirigentes e dos meios de comunicação sobre o que eles mesmos denominaram os “antissistemas”.
A resposta do Estado à luta, tem centrado na repressão e o endurecimento penal, como demonstram a aprovação da “lei da mordaça” ou a aplicação da lei antiterrorista para o anarquismo em diferentes casos e na denominada “Operação Pandora”.
Através de entrevistas a diversos coletivos e individualidades, da propaganda nas ruas, de atos realizados por coletivos libertários; o documentário mostra aspectos como, a vigência das ideias anarquistas, a importância de recuperar a memória histórica desde uma perspectiva revolucionária, a necessidade de acabar com o capitalismo, o perigo da via institucional para mudar a sociedade e sobretudo a possibilidade de pensar em outras formas de organização social não baseadas no Estado e no capitalismo.
A apresentação será realizada no dia 1º de março às 18h30 no Spai Obert e se enquadra dentro do “Fevereiro Libertário”. A partir desse dia se apresentará em diferentes lugares e será distribuído no Ateneo Llibertari de Sants e na livraria Aldarull e em outros ateneus e espaços anarquistas.
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=3KB7NXYDaww
agência de notícias anarquistas-ana
Cai a pedra n’água
partindo o espelho do rio:
as nuvens se esvaem.
Ronaldo Bomfim
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!