Centenas de anarquistas se reuniram na tarde deste sábado (18 de abril) em Katowice para protestar contra o Vll Congresso Econômico Europeu (EEC7), que teve início na manhã desta segunda-feira (20) na cidade. O ato foi acompanhado por um forte esquema policial.
Com faixas e cartazes nas mãos, os manifestantes percorreram as ruas da região central de Katowice. Durante o trajeto, gritaram palavras de ordem como “Abaixo a ditadura do dinheiro”, “Burguesia, o seu fim está próximo”, “Nem Estado, nem patrão, autogestão”.
O Congresso, de 20 a 22 de abril, é um ciclo de debates e reuniões com participação de 6 mil convidados da Polônia, Europa e do resto do mundo. Reúne comissários da UE, primeiros-ministros e representantes dos governos europeus, presidentes das maiores empresas europeias e cientistas. Os temas principais da edição deste ano são programas de investimentos da UE, política energética e o papel do Estado.
Notícia de última hora
Hoje (20) pela manhã a polícia antiterrorismo polonesa atacou (foto) um imóvel em Katowice que está sendo utilizado como espaço e hospedagem de ativistas do “Antykongres2015” (aliança de grupos anarquistas que está promovendo uma série de atividades contra o Congresso). Na ação repressiva, pelo menos 20 anarquistas foram detidos. Eles estão sendo acusados de “violação da paz pública, resistência e desobediência”. Em solidariedade e exigindo a libertação imediata dos detidos, um grupo de manifestantes organizou uma concentração em frente à sede da polícia local.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
E tu, aranha
como cantarias
neste vento de outono?
Matsuo Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!