Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Março / 13 / [Rússia] “Deus não existe” pode levar ateu russo à cadeia

[Rússia] “Deus não existe” pode levar ateu russo à cadeia

By A.N.A. on 13 de Março de 2016

russia-deus-nao-existe-pode-levar-ateu-russo-a-c-1

 

Um habitante da cidade russa de Stavropol está a ser julgado por blasfêmia, depois de ter afirmado que “Deus não existe” num fórum humorístico na Internet.

Viktor Krasnov, de 38 anos, incorre numa pena de até um ano de prisão por “ofensa às crenças religiosas”, à luz de uma lei aprovada em 2013 para punir o protesto do grupo musical Pussy Riot na Catedral de Moscovo.

As acusações contra Krasnov tinham sido apresentadas por um grupo de internautas que tinha considerado os comentários do ateu militante como “ofensivos para os crentes Ortodoxos”.

No fórum humorístico, Krasnov tinha considerado a Bíblia como “um conto de fadas judeu” e “uma estupidez completa”, terminando o comentário com um “Deus não existe”.

O advogado de Krasnov afirma que o seu cliente, “é apenas um ateu”, e que o comentário pretendia apenas criticar os feriados religiosos.

O processo iniciou-se no mês passado, depois do réu ter sido considerado “são”, após um mês de internamento num hospital psiquiátrico.

A chamada “lei da blasfêmia” russa prevê até 3 anos de prisão por insultos aos crentes de uma religião.

Em países como o Irã, Arábia Saudita, Paquistão, Somália ou Nigéria, a blasfêmia é punida com a pena de morte. Riade tinha mesmo revisto a lei de segurança em 2014, para passar a classificar o ateísmo como “terrorismo”.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/03/01/pai-da-crianca-e-ateu-e-afirma-ser-um-desrespeito-oracao-do-pai-nosso-na-escola/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2012/02/29/russia-banda-punk-feminista-interpreta-cancao-profana-numa-catedral-de-moscou/

agência de notícias anarquistas-ana

O frêmito cessou.
A árvore abre-se
para conter a lua.

Eugenia Faraon

Compartilhe:

Posted in Discriminação, Geral, Mundo, Religião, Repressão | Tagged Rússia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  2. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  3. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

  4. Ariel em [Grécia] Esses dias são sempre do Alexis – Chamada para a marcha 06/12/20257 de Dezembro de 2025

    Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!

  5. Ariel em O Brasil desenvolveu a terceira maior bomba termobárica do mundo7 de Dezembro de 2025

    E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários