Monsanto, ou a história de como fazer um mundo pior

monsanto-ou-a-historia-de-como-fazer-um-mundo-pi-1

 

Por Manuel Cordeiro, de Portugal

O Supremo Tribunal norte-americano decidiu a favor da Monsanto, permitindo-lhe processar os agricultores cujos campos tenham sido contaminados por sementes da Monsanto GM.

Em causa está a queixa da Monsanto quanto a uma suposta violação de patentes sobre sementes (sim, sementes patenteadas!), devido aos pólens de campos cultivados com sementes da Monsanto terem contaminado outros campos sem essas sementes (devido ao vento, insetos, etc.).

Chegamos a um ponto da inversão da argumentação, onde é Monsanto que reclama indenização por uma suposta violação, quando, na verdade, é quem acaba com os campos contaminados que deveria estar a reclamar. Mas estes agricultores não o podem fazer porque a lei protege a Monsanto. E agora, adicionalmente, ainda vai permitir perseguir quem não use as suas sementes.

Eis mais uma boa razão para estarmos contra o TTIP [Tratado de livre comércio entre UE e EUA], pois, com este tratado, não haverá sequer disputa jurídica perante uma situação como esta. Bastará um tribunal arbitral, onde o Estado será, paradoxalmente, minoritário, decidir a favor de empresas, como a Monsanto, que se queixem por a legislação não lhes ser favorável.

Fonte: https://aventar.eu/2016/05/31/monsanto-ou-a-historia-de-como-fazer-um-mundo-pior/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/06/02/palavras-sobre-a-marcha-contra-monsanto-em-porto-alegre-rs-reflexoes-debates-acoes-que-virao/

agência de notícias anarquistas-ana

o vôo dos pombos
interrompe
o jogo das crianças

Ion Codrescu