Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Julho / 01 / [Síria-Jordânia] 60 mil refugiados sírios sem alimentos nem ajuda médica

[Síria-Jordânia] 60 mil refugiados sírios sem alimentos nem ajuda médica

By A.N.A. on 1 de Julho de 2016

siria-jordania-60-mil-refugiados-sirios-sem-alim-1

 

Cerca de 60 mil refugiados sírios, metade deles crianças, estão encurralados numa faixa desértica na fronteira da Jordânia com a Síria sem ajuda humanitária, suspensa há dez dias, denunciou esta quinta-feira (30/06) a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Num comunicado, a diretora de operações dos MSF, Benoit De Gryse, apelou à retoma “imediata e urgente” do apoio humanitário e à criação de garantias de proteção internacional.

A ajuda foi suspensa no dia 21 deste mês na sequência de um ataque suicida na região, que matou sete soldados jordanos e fez 14 outros feridos.

Desde então que o campo de refugiados improvisado na região não dispõe de alimentos ou de assistência médica e a quantidade de água potável está “muito limitada”

Para a responsável dos MSF, a proteção dos refugiados é uma “responsabilidade coletiva” e que há uma “tremenda falha” da comunidade internacional. “A Jordânia não pode arcar sozinha com as consequências da guerra na Síria. Há muitos países dentro e fora da região que deveriam oferecer um lugar seguro para os refugiados”, apelou.

Antes de serem forçados a suspender suas atividades, depois do ataque, os MSF mantinham desde 16 de maio uma clínica móvel de saúde para atender os refugiados na região, tendo, desde então, assistido 3.501 pessoas. Os principais problemas de saúde registrados eram doenças de pele, diarreia e desnutrição.

“As condições antes da suspensão da ajuda eram extremamente difíceis e muitos dos pacientes atendidos pela nossa equipe contaram que se mudaram para essa área tão inóspita porque enfrentavam níveis altíssimos de violência e insegurança”, relatou De Gryse.

“A ideia de que existem, na Síria, áreas seguras para onde essas pessoas possam retornar não faz sentido. Isso não é uma opção. Ficar no acampamento também não. A área não é segura para ninguém, especialmente para milhares de mulheres e crianças. Os países com capacidade para recebê-las não deveriam virar as costas. É urgente que ofereçam asilo aos refugiados”, concluiu De Gryse.

Fonte: agências de notícias

agência de notícias anarquistas-ana

Cavalos de escamas,
em meio às algas marinhas,
escondem segredos.

Urhacy Faustino

Compartilhe:

Posted in Discriminação, Geral, Guerra e Militarismo, Mundo | Tagged Síria-Jordânia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  2. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  3. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

  4. Ariel em [Grécia] Esses dias são sempre do Alexis – Chamada para a marcha 06/12/20257 de Dezembro de 2025

    Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!

  5. Ariel em O Brasil desenvolveu a terceira maior bomba termobárica do mundo7 de Dezembro de 2025

    E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários