Apagar a tocha?

apagar-a-tocha-1

 

Por que tentar apagar a tocha?

A figura de dúzias de homens da Força de Segurança Nacional correndo obstinados atrás da tocha, para protegê-lá, é o que basta para expor ao ridículo o fundamento do Estado e do Capitalismo.

As Olimpíadas contam com o forte patrocínio do Bradesco. O banco que “elegeu”, com seu patrocínio da campanha da Dilma o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o mesmo que afundou a economia do país elevando a taxa de juros causando ao mesmo tempo desemprego recorde e lucros recordes.

As Olimpíadas deixam para nós de presente setenta e sete mil desalojados, que perderam suas casas longe dos holofotes da mídia.

Enquanto os pobres tinham suas casas destruídas, a televisão corria atrás dos “vândalos” horrorizada, porque quebravam uma vidraça.

Agora nas Olimpíadas vemos a repetição do mesmo circo. Toda liberdade de expressão” para bajular as Olimpíadas, nenhuma para mostrar toda destruição que carrega consigo.

É natural que, sendo voltado para os lucros, a Globo transforme, sem a menor vergonha, seus jornais em verdadeiros panfletos de propaganda das Olimpíadas: recebe para isso financiamento do Bradesco. Logo, tudo é arco-íris.

Não é dado direito daqueles que se opõem expressarem seu ponto de vista, provavelmente porque os “patrocinadores” sabem que dando essa pequena liberdade eles buscariam outras e passariam a questionar toda a série de arbitrariedades impostas a força.

Sou impedido e arrastado a força pela “Força de Segurança Nacional”, pela minha tentativa de me expressar, resistir à transformação de seres humanos a meras engrenagens visando criar capital, ou seja, reproduzir sua condição de engrenagens. Quer dizer, meu direito de expressão conta menos que o uso do espaço público para a “transmissão de um evento”, que é só uma farsa para aumentar o poder de uma meia duzia de grandes corporações. Há literalmente uma batalha na televisão para esconder das pessoas o mundo real, e o poder que está bem nas suas mãos de contesta-lo.

A mídia, junto com a polícia e o exército, são os grandes apoiadores do capitalismo, já que este depende das pessoas reconhecerem um símbolo cujo poder é arbitrário, o dinheiro. Só o medo das pessoas de resistir a ele, e a ilusão de que seu poder é absoluto forjado pela mídia, o mantém de pé. Mais uma vez foi mostrado que no capitalismo nada mais natural, como todos trabalhadores sabem, do que mutilar o ser humano em nome de símbolos.

Assim como nos curvamos diante da tocha, que rouba nossa voz na televisão, nossa oportunidade de comunicação, toda vez que aceitamos o dinheiro e a propriedade privada e a autoridade do Estado de nos mandar, estamos abdicando de nossa responsabilidade de mudar o mundo.

Espero ver as pessoas perceberem que as “leis” impostas devem ser contestadas, e se unam para transformar o mundo, como seres livres se apoiando mutuamente, sem patrões nem líderes. Precisamos dar um primeiro passo: “a jornada de milhares de milhas começa com um passo só”, e vimos isso nas Ocupações das escolas, em que tive a felicidade de participar.

> Vídeo – Manifestante tenta apagar tocha olímpica em Porto Alegre (RS):

https://youtu.be/fLUGZvwMhmY

Questione Tudo

FB: https://www.facebook.com/questionetudo0000/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/07/14/com-a-proximidade-dos-jogos-inumeros-protestos-contra-as-olimpiadas-ja-ocorreram-e-outros-estao-sendo-organizados-no-rio-de-janeiro/

agência de notícias anarquistas-ana

Era rio
agora na avenida
rio da vida

Alice Ruiz