Este agosto será o lançamento do Instituto de Fabricação de Problemas Avançado (I.A.T., sua sigla em inglês), um acampamento de verão de ação e teoria anarquista de uma semana de duração para organizadores anarquistas! O acampamento acontecerá entre 11 e 18 de agosto de 2017, em Worcester, Massachusetts.
O objetivo em longo prazo do I.A.T. é criar um centro estável de educação anarquista no Nordeste que possa formar igualmente a veteranos e jovens organizadores além dos fundamentos em teoria anarquista, anti-opressão, tática de ação direta e desenvolvimento de movimento estratégico.
O I.A.T. pretende aumentar a capacidade coletiva de apontar a nossos inimigos a nível sistêmico com eficazes ações diretas e trabalho no terreno. Como a presidência de Trump encoraja um aumento da organização anarquista e renovados interesses em perspectivas antiestatais e anticapitalistas, queremos nos fortalecer construindo capacidades para a ação direta, criando infra-estrutura do movimento e organização comunitária para os novos anarquistas. Também queremos juntar a organizadores experimentados para inovar estratégias e táticas para o nosso contexto contemporâneo. Em vez de um ativismo 101¹, nossa intenção é cultivar um entendimento mais profundo da práxis da organização anarquista entre indivíduos que realizam já algo desse trabalho.
Em parte temos sido inspirados por projetos de educação radical de longa duração como o IWW Associated Work People’s College (1907-1941), o Movement for New&Society ‘Life Centers’ (1971-1988), o Highlander Folk School (de 1932 à atualidade) e o Institute for Social Ecology (de 1974 à atualidade). E stes exemplos são em grande parte destacáveis por reunir a organizadores a fim de inovar táticas e estratégias para o seu contexto (instrumentos que foram de forma intencional injetados com amplitude no trabalho do movimento radical). Estes projetos educativos de grande durabilidade são também admiráveis pela extensa vinculação de seus alunos com longas vidas radicais. Enquanto os espaços de educação informais, campanhas baseadas em campos de ação e feiras do livro são elementos importantes de nossa luta que têm também sérias limitações. Criando cursos de grande durabilidade de 1-4 sessões o I.A.T. espera dar espaço e tempo para avançar em profundidade na análise anarquista contemporânea, a teoria e as habilidades concretas de construção do movimento. O I.A.T. é um movimento para a cr iação de uma exploração mais rigorosa do anarquismo que é:
1. Fora da pureza de cultura radical da Internet
2. Contemporâneo a nosso contexto
3. Arraigado em princípios sociais anarquistas
4. Diretamente unido à luta do movimento
Confira os cursos e apresenta-te cedo!
• Incendeia a colônia americana: abolicionismo revolucionário
• Anarquismo de descolonização
• Anarquismo cotidiano: aspirações, solidariedade e ação direta
• “O retorno anarquista”: entendimento do anarquismo no século vinte e um
• Movimentos artísticos e sociais
• Orientação anarquista em movimentos populares
• Aprendizagem do nosso abecedário: explorando responsabilidade, limites e consentimento em nossas Vidas e Comunidades
• Escalada para ativistas
• Anarquismo, permacultura e ecologia radical
• Fabricação radical, gravado e criação de objetos
• Introdução à ação direta não-violenta
• Soldagem para ações
As descrições detalhadas do curso podem ser encontradas aqui:
https://advancedtroublemaking.wordpress.com/courses/
advancedtroublemaking.wordpress.com
[1] O ativismo 101 refere-se ao ciberativismo que se realiza na Internet e nas redes sociais.
Tradução > Biel Rothaar
agência de notícias anarquistas-ana
Pé de ipê!
Dá dó de varrer
o tapete lilás.
Cumbuka
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!