O Bazaar pertence ao Veroukas Group, um nebuloso grupo empresarial sem website e sem detalhes de contato público ou informações financeiras. Veroukas é um dos principais conglomerados econômicos da Grécia, com um faturamento anual de 1,5 bilhão de euros e 600 lojas em todo o país, e pelo menos 3 em Exarchia. Eles afirmam ter uma capitalização de mercado de 35 milhões de euros. Um pouco estranho, já que o Bazaar tinha pouco mais de 40 milhões de euros em 2014. Portanto, não sabemos quanto dinheiro eles faturam. Mas sabemos como eles conseguem:
– Explorando seus fornecedores e trabalhadores, que ganham um pouco mais do salário mínimo no melhor dos casos, enquanto a empresa lucra milhões de dólares.
– Especulando com os preços dos alimentos, enquanto milhares de famílias gregas estão subnutridas.
– Fornecendo alimentos às prisões do Estado a preços ridiculamente altos, aproveitando-se do seu monopólio e a falta de liberdade de escolha dos seus “clientes”. Pessoalmente testemunhamos isso na prisão de Korydallos. Por essa razão, eles são nosso alvo.
Apoiamos esta operação contra o Bazaar, e a consideramos parte de um plano de resistência mais amplo contra o modelo de negócios capitalistas e, em geral, contra qualquer empresa que explora seus trabalhadores e colabora com o Estado e os bancos e, portanto, com a troika terrorista. Não permitiremos isso em Exarchia.
Brigada de Ação Anti-Capitalista
> Assista o vídeo (00:53) aqui: https://vimeo.com/226618577
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Viagem de anciões,
Cabelos brancos, bastões
– visita aos túmulos.
Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!