Apelo à solidariedade para permitir ao CIRA estocar todos os seus arquivos atuais e os por virem.
O Centro Internacional de Pesquisas sobre o Anarquismo tem 52 anos.
Ele foi criado em 1965 por René Bianco (1941-2005) ajudado por alguns companheiros. Ele faz parte da Federação Internacional de Centros de Estudos e Documentação Libertária (FICEDL).
Durante todos esses anos, o CIRA coletou, classificou e arquivou tudo que tenha relação com o anarquismo. Os fundos se compõem doravante de vários milhares de livros, brochuras, jornais, arquivos pessoais de militantes, cartazes, panfletos, trabalhos acadêmicos, cartões postais, filmes, documentos numéricos…
Os documentos são escritos em várias línguas, principalmente em francês, castelhano, italiano e inglês.
O CIRA promove eventos mensais, organiza e participa dos salões de livros libertários. Ele publica um boletim, um folheto de informações mensal, uma bibliografia anual. O local é muito frequentado nos dias de eventos.
Desde sua criação, o CIRA teve que mudar de local várias vezes. Não possuir seu local próprio significa perigos reais para a conservação dos arquivos.
Graças a coletas financeiras alimentadas por anos entre nossos aderentes e simpatizantes e completada por subscrições, pudemos, em junho de 2011, adquirir um local próprio.
O prédio térreo de 100m², situado em pleno centro de Marselha, ficou cheio rapidamente e hoje, apesar das muitas adições de prateleiras, caixas de espera, caixas de periódicos ocupando todo o espaço, nos dificulta bastante continuar o trabalho de arquivamento e acolhimento do público.
A busca de um anexo para estocar uma parte dos periódicos e todas as doações em curso e por vir fazia-se indispensável. Graças às doações pudemos buscar um local para o anexo. Trata-se de um antigo armazém de 70m² que se encontra apenas a 100m do local do número 50 da Rua Consolat.
É necessário agora melhorar seu estado. O piso deve ser completamente refeito, as portas devem ser rearrumadas, algumas paredes precisam de consertos, prateleiras devem ser instaladas…
A fim de financiar esses trabalhos, lançamos um apelo à solidariedade e uma subscrição financeira: precisamos de pelo menos 6.000 euros.
Se você acha que a existência do CIRA é importante para o movimento libertário atualmente, você pode participar dessa subscrição. Um pouco de muitos para fazer uma grande soma.
Os valores devem ser encaminhados à conta “Los Acratas” e enviados ao CIRA, Rua Consolat, 50, 13001, Marselha.
Se desejar, podemos enviar um recibo fiscal referente à doação. Para depósitos internacionais, entre em contato conosco.
Agradecemos antecipadamente aos colaboradores e colaboradoras.
Equipe do CIRA Marselha, 23 de junho de 2017.
agência de notícias anarquistas-ana
passos de pássaro
no telhado lá de casa
embalam sonhos
Marland
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!