Anarquistas são presos em São Paulo

anarquistas-sao-presos-em-sao-paulo-1

Memória: Deu no Jornal do Brasil, 8 de setembro de 1993.

● Ativistas ‘anarco-punks’ protestavam contra ‘militarismo’ e massacres da polícia

Mais de 100 militantes anarquistas foram detidos, ontem pela manhã, durante a parada militar de 7 de setembro, sob as acusações de provocar tumulto e portar armas brancas (machadinhas, facas e correntes). Os manifestantes, que pertencem a vários grupos anarquistas e punks – Movimento Anarquista de São paulo, Agência de Notícias Anarquistas, Coletivo Traça, Movimento Anarco-Punk, Coletivo Anarco-Feminista, Grupo Consciência Anarquista e Coletivo Libertário Edgar Leuenroth – distribuíam panfletos e protestavam “contra o militarismo”.

O delegado Aparecido Borba Zandoná, de plantão no 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, na Zona Central, para onde foram levados os detidos, explicou que eles foram presos para evitar tumultos. “Na verdade não foi uma prisão”, explicou. “Foi uma retenção. Eles ficaram retidos até que terminasse a cerimônia de 7 de setembro. Havia informações de que poderia haver conflitos com grupos rivais. Também quisemos evitar que as autoridades fossem ofendidas”.

Os manifestantes presos negam que quisessem causar tumultos. “Nosso protesto era pacífico”, garantiu Ivan de Souza, um dos líderes dos detidos. “Nós estávamos protestando contra o militarismo e o massacre constante da polícias contra a população”.

agência de notícias anarquistas-ana

As folhas vermelhas
brilham num dia de sol:
o inverno se alegra.

Thiago Souza