“Rojinegro” distribuidora libertária, Bogotá-Colômbia
Quem somos?
Somos um Coletivo familiar que há mais de 15 anos trabalhamos na construção de um espaço onde buscamos promover a autogestão, a difusão do pensamento e a ação libertária; começamos participando em diferentes coletivos (Coletivo Arte e Resistência, Centro de Estudos Libertários-CEL, Mulheres pela Resistência, Centro de Cultura Libertária, Centro Social “La Grieta”) e em processos sociais na cidade de Bogotá e a nível nacional (Jornadas Libertárias 1998-2006, Jornadas Anarcopunk, Feiras de Cultura Libertária, Campanha pela despenalização do aborto, Feira Anarquista do Livro, Festival de vídeo documental Global Bogotá).
Linhas de trabalho
Distribuidora Libertária: produzimos, distribuímos, trocamos e exibimos todo o material artístico, acadêmico, sonoro e visual que promova relações de apoio mútuo e de solidariedade que estimule a filosofia “Faça Você Mesmx”. Além disso, participamos e apoiamos a criação e realização de espaços contra-culturais, políticos e sociais (concertos, encontros, feiras, cineclubes, centros sociais…) que partilhem os propósitos mencionados.
Estampando com-ciência Oficina de serigrafia e desenho gráfico: facilitamos com ferramentas adequadas a produção e criação de material gráfico de boa qualidade e independente para a difusão e propaganda, além disso trabalhamos com artistas e movimentos sociais, oferecemos serviço de Serigrafia artística, editorial e publicitária.
Editorial: editamos, diagramamos, publicamos e distribuímos diferentes projetos que permitam refletir, debater e difundir o pensamento libertário e as práticas Anarquistas. Estas são algumas das publicações em que participamos: Conversas libertárias com Noam Chomsky, A ideologia anarquista (Angel Cappelletti), Debate imaginário entre Marx e Bakunin, Contra toda autoridade (Noam Chomsky), O capital ao alcance de todos (Carlos Cafiero), Anarquismo e poder popular, estratégia e táticas na prática anarquista (Errico Malatesta).
Proposta:
Estamos situados na cidade de Bogotá, desde 2002, num bairro de fácil acesso onde podemos, até o momento, consolidar o projeto que é a nossa aposta de vida dentro da busca de uma melhor forma de nos relacionarmos, ao mesmo tempo mantendo também no espaço físico o centro de documentação anarquista de Bogotá e assim conseguir ser um referente único na Colômbia, pelo trabalho e a continuidade. Nestes anos apoiamos e, ao mesmo tempo, participamos em diversas atividades de caráter social-cultural, tanto a nível local como nacional.
No começo deste ano nos informaram que não renovarão o contrato de arrendamento e nos propõem comprar o local. Isto foi algo que nos apanhou de surpresa, pois o tema imobiliário é bastante especulativo aqui, como em outros lugares do mundo, ainda assim o valor que nos pedem se bem que é alto, está dentro de uma margem negociável comparado aos custos de venda ou arrendamento de imóveis na atualidade.
Ao longo destes anos acumulamos tanto em trabalhos com projetos sociais, como em trabalhos específicos em serviços que oferecemos.
Isto é o que nos torna uma referência e, ao mesmo tempo, provou o benefício do espaço físico do local, nos motivando ainda mais para fazer um esforço para mantê-lo. Falando sobre isto com alguns companheiros e companheiras que conhecem nosso projeto, decidimos fazer um apelo à solidariedade e ao apoio mútuo para poder comprar o local e assim garantir a continuidade do projeto.
Sabemos que a solidariedade existe!
Como podem ajudar?
• Contribuição voluntária: Realizando algum evento na sua cidade (concertos, bazares, festas) para dar a conhecer o projeto e apoiando com o dinheiro arrecadado, ou o que possam.
• Empréstimo Solidário: emprestando o dinheiro que possas sem interesse (de preferência) por um tempo definido e acordado para o pagamento do mesmo.
Antecipadamente os saudamos, agradecemos e abraçamos.
Assim fica aberta a proposta, esperando as suas opiniões, qualquer dúvida não hesite em contactar-nos pelo e-mail: xrojinegrox@gmail.com.
distribuidorarojinegro. blogspot.com
> Vídeo (03:04) promocional:
https://www.youtube.com/watch?v=sqRj0hX3PHQ
> Para colaborar clique aqui:
https://www.generosity.com/community-fundraising/buy-a-place-for-rojinegro-anarchist-info-shop
Tradução > Rosa e Canela
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
um raio de sol
transluz — balança a cortina…
borboleta amarela!
Douglas Eden Brotto
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!