No dia 25 de outubro, quarta-feira, Debbie Bookchin ministrou uma palestra sobre “Ecologia Social e Confederalismo Democrático no Curdistão” na Fundação de Estudos Libertários Anselmo Lorenzo (FAL), em Madrid. O evento contou com a participação de um bom público.
O conceito de confederalismo democrático baseia-se em uma proclamação de Abdullah Öcalan em 2005 e é a base ideológica do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e suas organizações afins. Este modelo ideológico inclui algumas concepções da ecologia social, bem como reflexões de Immanuel Wallerstein. A realização prática se orienta no modelo de municipalismo libertário de Murray Bookchin e atualmente está tendo uma importante implantação e desenvolvimento nas zonas curdas do norte do Iraque.
Debbie Bookchin é jornalista e co-editora de “The Next Revolution: Popular Assemblies and the Promise of Direct Democracy”, uma coleção de ensaios de seu pai, Murray Bookchin. Também faz parte do Instituto de Ecologia Social, uma instituição educativa estadunidense fundada em 1974 por Murray Bookchin e Daniel Chodorkoff que oferece cursos sobre ecologia social, corrente relacionada ao anarquismo, e desenvolve projetos relacionados a biotecnologias, gestão comunitária de alimentos, etc., e publica o jornal “Harbinger, A Journal of Social Ecology”.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
neva lá fora
gato à lareira
silêncio na vila
Zezé Pina
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!