O secretário-geral da CGT da Catalunha, o companheiro Ermengol Gassiot, foi preso ao meio-dia [desta terça-feira, 27/02] na sede do Ministério Público Superior da Catalunha e não será levado a juízo até amanhã. Ermengol estava em situação de busca e captura porque ele não se apresentou para prestar declaração perante o juiz no julgamento conhecido como #Som27imes, no bojo da ocupação da reitoria da UAB (Universidade Autônoma de Barcelona) feita por estudantes e sindicalistas em 2013 contra o “Plano Bolonha”.
A prisão ocorreu no momento em que três das pessoas acusadas – Bàrbara, Edu e Ermengol – apresentavam um relatório ao Ministério Público, no qual mil pessoas do campo acadêmico apoiavam os réus. Cerca de 13h00, Ermengol e Bàrbara, sobre a qual havia também um mandado de prisão, foram levados para a Delegacia dos Mossos d’Esquadra [polícia da Catalunha] de Les Corts. Desde o interior da Delegacia, o próprio Ermengol comunicou por telefone que, até amanhã, não iria passar pelo tribunal, assim passaria a noite em Les Corts.
Desde a CGT da Catalunha, queremos denunciar o escárnio e o castigo desnecessário que esta medida representa, uma vez que geralmente apenas dormem na Delegacia as pessoas detidas nos fins de semana ou quando o dia já está terminando. Provavelmente convocaremos uma concentração para esta tarde. Fique ligado em nossas redes.
Ermengol Gassiot é professor de arqueologia na UAB e há quatro anos secretário geral da Confederação Geral do Trabalho (CGT) da Catalunha, o terceiro maior sindicato da Catalunha. O processo em que ele é imputado consiste em 27 acusações criminais contra 25 estudantes, um PAS (Pessoal de Administração e Serviços) e um professor, que é Ermengol. No âmbito das mobilizações contra o “Plano Bolonha”, a reitoria foi ocupada por um mês, também como protesto contra a então equipe do Governo da UAB. A promotoria pede penas entre onze e catorze anos de prisão e multas de 9.500 euros para 27 pessoas por participar ou apoiar a ocupação. A UAB também reivindica 14 mil euros por responsabilidade civil.
Contato:
Òscar Murciano, Secretário de Ação Social da CGT Catalunha
Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação CGT Catalunha
Fonte: http://rojoynegro.info/articulo/agitaci%C3%B3n/detenido-el-secretario-general-la-cgt-catalunya-ermengol-gassiot
agência de notícias anarquistas-ana
sonho colorido
o sol dança com a lua
você comigo
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!