Anarquistas & Oprimidxs | 25 Imagens de grafites sociais e políticos no Reino Unido
Muito antes dos dias de redes sociais e petições online, o grafite tem sido usado como uma demonstração expressiva contra os poderes corporativos e políticos existentes.
Quando eu digo grafite, não estou falando das “tags” multi-coloridas e tridimensionais e artes que podem ser vistas nas laterais de canais e carcaças de trem, estou falando dos primeiros grafites, mensagens com letra de mão e frases escritas por anarquistas e oprimidxs por todo o país.
Peguei um par de livros sobre este assunto ‘The writing on the wall’ de Roger Perry e ‘Graffiti’ de Richard Freeman. Estes livros fascinantes mostram algumas das primeiras imagens de grafites dos anos 60 aos 70. Entre as mensagens e frases sem sentido, existem fotos de grafites direcionados ao racismo, capitalismo, ganância e desigualdade, cobrindo os muros e pontes de nossas cidades do interior e subúrbios.
Estas imagens me intrigam e fazem querer cavar mais fundo e descobrir mais imagens desta natureza. Um grande número de imagens descobertas vieram dos turbulentos anos Thatcher, quando as tensões foram altas e a juventude desprovida de direitos e desempregada expressava sua raiva e sentimentos com respeito ao governo Tory e autoridades dessa época.
Existe algo nessas imagens que te faz pensar sobre as mensagens colocadas e o que aconteceu com as pessoas por trás delas.
Fonte, mais imagens: https://britishculturearchive.co.uk/2018/03/04/anarchists-underdogs-25-images-of-social-political-graffiti-in-the-uk/amp/?__twitter_impression=true
Tradução > Imprensa Matginal
agência de notícias anarquistas-ana
zunir da cigarra…
no instante da pausa
o silêncio ecoa
Gustavo Terra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!