O anarquismo e suas diferentes manifestações têm sido objeto de estudos nas universidades brasileiras desde meados da década de 1970. Com o passar dos anos houve um crescimento no interesse por esse tema, fazendo com que as perspectivas em relação ao papel dos anarquistas na história fossem revistas e erros ou omissões pudessem ser questionados com base em novas abordagens e fontes que se tornaram acessíveis, mas também que surgissem obstáculos institucionais para essas pesquisas. Estudantes e pesquisadores se veem muitas vezes desestimulados (ou até mesmo tolhidos) para seguir com seus projetos. A aproximação e a solidariedade entre pesquisadoras/es do anarquismo é importante para evitar a evasão e os prejuízos para a continuidade de novos estudos.
Nesse sentido, decidimos propor a realização de um evento gratuito, aberto ao público em geral, e em uma cidade que já foi palco do Encontro de Cultura Libertária (2000) e que por muitos anos abrigou, na UFSC, o Núcleo de Alfabetização Técnica (NAT/CEDI), de orientação libertária: o “I Colóquio Pesquisa e Anarquismo: Perspectivas em Debate”. O evento terá como objetivo central possibilitar uma aproximação de pesquisadoras/es que têm como o tema o anarquismo ou que partem de teorias ou práticas anarquistas para embasar suas produções acadêmicas. O colóquio visa garantir espaço para a apresentação de trabalhos concluídos ou em desenvolvimento, a troca de experiências, divulgação de novos estudos, socialização de fontes de pesquisa, exposição de grupos de pesquisa, editoras, livros, revistas e arquivos, e a participação de interessados no anarquismo, militantes, e apoiadores destas pesquisas no ambiente acadêmico ou fora dele.
>> Leia a ementa completa:
https://docs.google.com/document/d/1qwKilH6iEOdV7i3sQCdy3MEmnpopgyYkp-oUQdZksL0/edit?usp=sharing
>> Inscrição no site:
https://doity.com.br/i-coloquio-pesquisa-e-anarquismo
>> Normas de submissão:
https://docs.google.com/document/d/1Ccv47YKY2OXf01zLp_aJY2AEZzvclDg7P72oXmo_sRM/edit?usp=sharing
Programação completa: EM BREVE
E-mail para contato: coloquiopesquisaeanarquismo@gmail.com
agência de notícias anarquistas-ana
fim do dia
porta aberta
o sapo espia
Alice Ruiz

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!