“Se organizaram em coletivos? Não esperem mais. Ocupem as terras! Organizem-se de forma que não haja chefes nem parasitas entre vocês. Se não o fizerem, é inútil que continuemos avançando. Precisamos criar um mundo novo, diferente do que estamos destruindo.” – Buenaventura Durruti
Nestes tempos que correm, de apatia generalizada, oportunismo político, novas modas contestatórias saídas diretamente da universidade, de iphone e miséria convivendo, enfim, nestes tempos em que parece que o desenvolvimento molecular de uma ameba é mais fácil que qualquer tipo de mudança social, nós seguimos o que nos cabe.
Lutando contra a modernidade capitalista, o reformismo e, claro, o Estado. Desaprendendo seus valores e práticas, e trabalhando pela construção de pessoas livres.
Com este motivo, temos o prazer de anunciar a abertura do novo
Ateneu Libertário de Vallekas
Ele estará localizado na rua Párroco Don Emilio Franco, nº 59, próximo à estação de metrô Nueva Numancia e a renfe de Entrevias. Estamos conscientes de que tomamos posse de um espaço com um processo de despejo próximo do seu fim. Essa circunstância apenas reafirma nossa recusa em cessar nossos esforços.
Este novo projeto visa construir um espaço de formação integral, em todos os níveis: manual, intelectual, emocional… para o qual utilizaremos diferentes ferramentas, como oficinas, cursos, palestras, debates, mesas redondas, jornadas…
Por outro lado, também pretendemos nos formar como um grupo para participar de forma clara e ativa na vida social e política do bairro desde uma perspectiva revolucionária: evidenciando as injustiças do sistema, incentivando a autogestão, a ação direta, a solidariedade entre os oprimidos, a tomada de consciência individual e coletiva, e a ação social auto-organizada.
Acreditamos que só começando desde baixo e atuando no cotidiano é que podemos mudar a sociedade de maneira profunda e radical. Pois nenhum partido, chefe ou iluminado vai lutar por nós.
Os animamos a se aproximarem e a conhecer-nos e a participar do evento de inauguração que realizaremos nos dias 3 e 4 de novembro de 2018. Onde apresentaremos o projeto, ao mesmo tempo que um fanzine sobre os ateneus e escutaremos uma interessante palestra sobre o ateneismo vallekano e outra sobre as problemáticas do bairro sobre a vídeo vigilância e o controle social. A jornada estará acompanhada de rica cerveja artesanal, sucos, jantar vegano e música ao vivo.
Saúde e Liberdade.
https://ateneolibertariovk.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
O frêmito cessou.
A árvore abre-se
para conter a lua.
Eugenia Faraon
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!