A Exposição ‘Pedagogias Libertárias, as culturas da liberdade no anarquismo ibérico’ pode ser contemplada de 26 de novembro até 14 de dezembro no térreo do Edifício de Educação (Campus San Francisco). Esta exposição foi realizada pela CGT Burgos em 2008.
A mostra – que consta de 15 painéis – oferece um percurso pelas diferentes teorias libertárias sobre educação e recupera algumas das numerosas experiências que se realizaram ao longo da história e outras que continuam se desenvolvendo na atualidade.
A exposição pretende promover uma reflexão profunda sobre o papel que tem a educação na sociedade atual. O objetivo não é só a recuperação da memória histórica no que concerne ao ensino libertário, mas também a apresentação e o conhecimento de outras alternativas pedagógicas às ideias dominantes que sobre a educação querem nos impor hoje em dia governos e partidos políticos.
Esta atividade se complementa com a conferência que sobre ‘Pedagogias Libertárias na escola pública. Ferrer e Guardia’ Teresa Olalla Fandos (mestra e pedagoga) transmitirá nos dias 14 e 15 de dezembro como atividade dentro da matéria “Escola como espaço público” cursada pelos estudantes de primeiro curso do Grau de Magistério (primário).
Saúde!
CGT Aragão
Fonte: http://rojoynegro.info/evento/cultura-libre/exposici%C3%B3n-pedagog%C3%AD-libertarias-zaragoza
agência de notícias anarquistas-ana
Ao chegar ao parque
Uma enorme surpresa—
Camélias floridas
Geise Vitória Nascimento Silva
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…