La Xusticia é um Centro Social Autogestionado; isto é, um espaço aberto ao povo, um local comunitário construído por moradores e moradoras que querem apostar por um modo de vida mais justo e solidário, menos consumista e individualista. La Xusticia quer ser um espaço de encontro e de aprendizagem, assim como um viveiro de novos projetos. Por isso no local cabe todo tipo de propostas dedicadas a conhecer-nos entre as pessoas, a aprender de maneira crítica entre todos e todas, a nos entretermos e nos divertirmos, a nos formar, a nos rebelar ou a construir coletivamente diversos tipos de projetos. Porque um povo unido sempre é mais que muitos indivíduos isolados.
Em La Xusticia funcionam, entre outros projetos, uma biblioteca, uma livraria, um ponto de encontro onde tomar algo ou jogar uma partida na ludoteca, um espaço infantil, um grupo de montanha, assessoria laboral e um grupo de consumo ecológico. Também realizamos e programamos atividades (palestras, projeções, teatro, música). Mas esperamos abrir novos horizontes no futuro. Se tens alguma ideia ou te apetece participar, aproxime-se para nos conhecer. Porque mais além dos desejos, a realidade do projeto é feita pelas pessoas, tanto as que trabalhamos para abrir este espaço como tu, se te decides a se aproximar, o que te encorajamos.
O local está situado na C/ Valentín Ochoa Nº5 em La Felguera, nas Astúrias, norte da Espanha.
agência de notícias anarquistas-ana
Lá vão as formigas
As folhas ganham pernas
No jardim de casa
Isabelle Stasiu Mainardes – 12 anos
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…