[França] Vídeo: A polícia e M Molotov

Bilhete de humor sobre o tratamento “político-midiático-judiciário” do movimento ‘Coletes Amarelos’. Agradeço ao escritor de Montpellier por nos permitir compartilhá-lo.

Acredito que a imagem que mais me marcou das manifestações gregas foi filmada (vídeo linkado abaixo) em 5 de outubro de 2011. Neste dia, os manifestantes recuam por conta da perseguição em moto feita pela polícia, conhecida por sua brutalidade e ódio. De repente, um dos motociclistas cai. Ele recebe um coquetel molotov na cabeça. O predador vira a presa. E a multidão grita: Queime, verme! Queime!

Diante dessa imagem, como diante da violência policial, não há como disfarçar a reação: ou se entusiasma, ou se condena – o que pode variar é o nível de intensidade.

E o que isso tem a ver com o movimento “Coletes Amarelos”? De um lado, os manifestantes são condenados pela intenção de atirar uma pedra ou, simplesmente, porque eles são suspeitos por terem a vontade de participar de uma manifestação. Os policiais os apresentam como sendo loucos perigosos, prontos para matar e a choramingar suas feridas pedindo muito dinheiro. Os magistrados condenam, os políticos exultam, os editorialistas exclamam em tom sensacionalista: “Republica ameaçada por bandidos!”.

De outro lado, as pessoas estão realmente feridas, perdem um olho, uma mão, são espancadas, ameaçadas, insultadas, detidas arbitrariamente, fichadas. A polícia diz que faz tudo dentro da lei e que não há evidências de que esses fatos são reais. Os magistrados aprovam, os políticos e mídias se omitem.

O abismo entre essas duas situações é chamado pelos jornalistas de “sentimento de injustiça”. Isso não é um sentimento, é uma constatação. E o dispositivo político-midiático-judiciário que justifica todas as injustiças, que acoberta todos os crimes repressivos, começa a ruir diante desse monte de imundície.

> Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QKxQtGbaat8

Fonte: https://lepressoir-info.org/spip.php?article1386

Tradução > P.O.A.E.F.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/25/franca-1-ano-preso-por-golpes-em-um-escudo-impunidade-pelas-mutilacoes/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/20/franca-ex-campeao-de-boxe-dos-coletes-amarelos-e-condenado-a-prisao/

agência de notícias anarquistas-ana

A cerejeira
cor de rosa florida
ficando verde.

Sérgio Francisco Pichorim