[Europa] Pia Klemp se recusa a ser condecorada com honra em Paris

Ativista alemã Pia Klemp se recusa a receber da prefeita de Paris medalha Grand Vermeil, a mais importante condecoração por respeito aos direitos humanos. Libertária, bióloga e militante em defesa dos direitos humanos, Pia ajudou a resgatar mais de mil refugiados no Mediterrâneo, através de seu trabalho no navio Iuventa e no Sea-Watch 3. Atualmente ela encara processo movido pelo governo da Itália, do líder neofascista Matteo Salvini, que pode resultar em mais de 20 anos de cadeia, além de multas altíssimas. A seguir, um comunicado de imprensa que ela divulgou nesta terça-feira (20/08).

“É hora de denunciar as honras hipócritas e encher tudo de justiça social”

Paris, amo-te. Amo-te por toda as pessoas livres e solidárias que vivem em ti. Lutando pela sua liberdade, todos os dias, ombro a ombro, distribuindo cobertores, amizade e solidariedade. Amo-te pelos que estão a partilhar as suas casas, amor e batalhas a cada dia – sem olhar a nacionalidade, sem olhar a quem tem documentos, ou não.

Madame Hidalgo [prefeita de Paris], quer premiar-me com uma medalha pela ação de solidariedade no mar mediterrâneo, porque nossas equipes “trabalham diariamente para salvar migrantes das suas condições difíceis”. Ao mesmo tempo, a sua polícia está a roubar cobertores às pessoas que vocês obrigam a viver nas ruas, enquanto reprime protestos e criminaliza pessoas que estão apenas a lutar pelos direitos dos migrantes e de quem procura asilo. Quer dar-me uma medalha por ações em que você luta contra na sua própria muralha. Tenho a certeza que não ficará surpresa por eu não aceitar a medalha Grand Vermeil [a mais importante condecoração da cidade].

Paris, eu não sou humanitária. Não estou aqui para “ajudar”. Eu junto-me a vocês na solidariedade. Nós não precisamos de medalhas. Não precisamos de autoridades a decidir quem é ou não “herói”, e quem é “ilegal”. Na realidade, eles não estão sequer em posição de fazer esta denominação, porque somos todos iguais.

O que precisamos é de liberdade e direitos. É hora de denunciar as honras hipócritas e encher tudo de justiça social. É hora de todas as medalhas serem lançadas como pontas de lança da revolução!

Documentos e casa para todos!

Liberdade de movimento e residência!

Pia Klemp

20 de agosto de 2019

Tradução > Ophelia

>> Foto em destaque, Pia Klemp em Exarchia, Grécia, onde esteve recentemente participando de rodas de conversas em okupações de migrantes e espaços anarquistas.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/28/europa-ativista-alema-corre-o-risco-de-enfrentar-uma-pena-de-prisao-de-20-anos-por-salvar-migrantes-no-mar-mediterraneo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/01/europa-policia-italiana-prende-capita-de-navio-de-resgate-de-imigrantes/

agência de notícias anarquistas-ana

Anoitece
Atrás da colina
O sol adormece

RôBrusch