[Chile] Santiago: 53º dia de Revolta Social

10 de dezembro de 2019

O AMOR PELA LUTA É A NOSSA ENERGIA!

Na Praça da Dignidade, cada vez menos pessoas se reúnem. Hoje não somos milhares, somos apenas centenas. Apesar disso, o conflito não diminui, o amor pela luta e a sede de vingança são incombustíveis.

O monumento a Baquedano é interposto com faixas contra abusos da SENAME, belíssimos tecidos e costuras rebeldes. Existem também alguns trajes (chemamüll) mapuches.

Até ali chegou a coluna que andou 500 quilômetros desde a cidade de Concepción, eles abrem caminho entre aplausos e, em seus olhos se pode ver a decisão de seguir em frente, os esbirros que cobriram o local são os que recuam.

Logo chega uma caravana de veículos blindados da polícia e são recebidos por encapuzados com uma chuva de bombas incendiárias e pedras.

Irmãos da primeira linha relatam que, na sexta-feira, viram um manifestante com fratura no crânio e sangramento interno ao ser atingido diretamente com uma bomba de lacrimogêneo na cabeça, está grave e hospitalizado. O acampamento da “Mesa Social” fora do Supremo Tribunal Federal começa.

Encapuzados fazem um protesto movimentado dentro de um shopping contra o consumismo natalino.

Os trabalhadores da Sturbucks exigem a demissão do gerente que zombou das mulheres e dos dissidentes sexuais que realizaram a performance “o violador é você”.

Na comissão de direitos humanos do Parlamento, o chefe de polícia é interrogado e disse que o líquido liberado pelo hidrante blindado contém gás CS, que, segundo estudos, causa graves danos nos pulmões, coração e fígado.

No Posto Central, eles já criaram um protocolo para os feridos pelo aumento significativo nos casos de queimaduras químicas.

Segundo os médicos, foram detectados dois novos gases usados ​​pelos antidistúrbios, que teriam 27% de arsênico. Essas armas químicas são as que fazem vomitar explosivamente os manifestantes.

Em Valparaíso, na noite de sábado, identificam um policial civil e uma multidão o ataca com pedras, golpes e ele é esfaqueado cinco vezes. Eles denunciam que, de helicópteros, os lacaios dispararam balas em Viña del Mar e a polícia civil em um carro do município tentou sequestrar um manifestante, forças de solidariedade conseguiram evitar e salvar o garoto.

Em Copiapó, dois encapuzados picharam a casa do general da zona dos carabineiros com insultos e slogans anárquicos. Na fuga foram interceptados e detidos pela PDI.

Em Loncoche, os fascistas atacaram o único centro cultural do lugar. O Anonymous Chile filtra nomes, endereços e números de telefone de grupos fascistas.

Por medo de ataques e ameaças, o restaurante fascista “Lili Marlen” fecha definitivamente.

Em Quilicura, onde costumava haver um banco, hoje cresce uma bela praça com jardins cuidados por vizinhos, que também trocam sementes.

Na COP25 de Madrid, o Ministro da Energia anuncia o fechamento da usina de carvão Ventanas I até 2020 e Ventanas II até 2022. Os ambientalistas e residentes da Quintero estão contentes, mas alertam e descrevem o fechamento como um triunfo da pressão social.

O presidente cancela sua viagem à mudança de comando na Argentina, todos deduzimos que é por causa do medo de manifestações contra ele no país transandino.

A situação dos presos e presas da revolta social começa a se tornar mais difundida graças à articulação do “Coordenadora 18 de Outubro”.

A ANEF anuncia greve para terça-feira, 10 de dezembro.

Chamada para a atividade no sábado, 14, no metrô Rondizzoni, pelo 105º aniversário do anarquista vingador Antonio Ramón Ramón contra o açougueiro da escola de Santa Maria de Iquique.

Ainda estamos aguardando melhorias nas aposentadorias, salários, saúde, educação e meio ambiente… Isso ainda não acabou.

Não somos bucha de canhão de ninguém, lutamos com nossas próprias convicções!

A MAIOR REVOLTA ESTÁ EM NOSSOS CORAÇÕES!

Honra a Sebastían Oversluij (Angry), morto em uma expropriação bancária em 11/12/2013. Esta também vai para ti…

N.T.

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/12/11/chile-santiago-50o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

sussurro um ruído
(farfalhar de qualquer folha
ao pé de um ouvido)

Bith