[Chile] Santiago: 59º dia de Revolta Social

16 de dezembro de 2019

NOSSA APOSTA É A AUTONOMIA!

Nenhuma ferramenta do poder nos liberará!

Ante a baixíssima participação na emblemática “Praça da Dignidade” centenas de policiais aproveitam a oportunidade e ocupam a “zona zero” com um impressionante contingente de forças especiais, polícia montada e patrulheiros. Tem sitiados os Parques Bustamante, Forestal e da Aviación. Impossível juntar-se sem ser controlados, gaseados ou molhados, membros da “Linha de Frente” observam de longe tentando ocultar seus escudos. Só se produzem pequenas escaramuças que nem sequer conseguem deter o trânsito, ainda assim um jovem ficou ferido em um olho pela repressão policial.

A agitação causa o descobrimento da presença de soda cáustica na água do blindado hidrante em mostras obtidas em dois recipientes de diversos veículos que foram analisadas pelo “Movimento de Saúde em Resistência”.

Detêm dois jovens por uma ação incendiária contra um banco em 6 de dezembro, uma vez mais as gravações de um cidadão policial com um telefone celular foram a chave para dar com eles, a PDI [polícia de investigação] ajudada por um sistema de reconhecimento facial chegou até eles já que não estavam encapuzados. Ao invadir as casas dos acusados encontraram as vestimentas que ocuparam no atentado, outro erro recorrente entre os que são capturados A roupa é descartável, nossa liberdade NÃO!

Desconhecidos atacam delegacia com bombas incendiárias, fogos de artifício e pedras em San Joaquín. O Presidente da Nação apresenta projeto de Lei para endurecer as penas contra quem ataque a policiais e carcereiros.

Renuncia o Subsecretário do Ministério do Interior, o gabinete do governo de 13% de aprovação está se desmoronando lentamente.

O General Diretor de Carabineiros chama lamentavelmente a combater a “sabotagem psicológica” dando lanches e água mineral aos policiais para levantar sua baixa moral.

Um suspeitoso roubo se realiza na Comissão de Direitos Humanos, só levaram computadores, discos rígidos externos e câmeras fotográficas. Todos artefatos eletrônicos onde se armazenavam dados de denúncias de prisões ilegítimas durante a Revolta Social.

Ontem, domingo (15/12), na consulta cidadã organizada pelos municípios votam mais de 2,1 milhões de pessoas, o resultado é de 92,4% a favor da mudança da Constituição. A ilusão da participação democrática volta a fazer das suas e a maioria dos chilenos ainda crê que é o mesmo poder quem vai solucionar os problemas que criou. Os poderosos nunca abandonarão seus privilégios tão facilmente, no Congresso já estão planejando artimanhas para que a elite siga explorando a vontade com mudanças cosméticas ao neoliberalismo. Somos nós mesmos com organização horizontal, autônoma e autogestionada que podemos ir destruindo o sistema capitalista.

Anonymous filtra correios eletrônicos do exército, descobrindo subornos entre milicos e empresas privadas. O hackeio revelou nexos do exército com a firma israelense MER Group, cuja divisão de inteligência foi criada por um ex-diretor do Mossad e um ex-chefe do Serviço Secreto israelense. Hackers também atacam o site de DICOM [empresa que registra dados comerciais de pessoas] deixando-o momentaneamente desabilitado.

Atacam musicalmente em um avião a presidenta da ultradireitista UDI Jacqueline Van Rysselberghe e repreendem o Senador Ivan Moreira da União Democrática Independente (UDI) em atividade de “Salvemos o Rio Maullín” na região de Los Lagos.

Jovem trans que se encontrava no registro civil para mudar seu nome e sexo legal deixa com a mão estirada o Ministro da Justiça, em vez de saudá-lo levou a mão a seu olho. Não há tranquilidade para os políticos, em qualquer momento e lugar podem ser repreendidos.

Na localidade de Melón acampam fora do poço 9 protestando pela falta de água, líquido monopolizado pelas mineradoras. E em Viña del Mar também acampam, mas para proteger o Parque Natural Kan Kan da devastação das empresas imobiliárias.

Em Valparaíso policiais motorizados realizam saudações nazis para amedrontar manifestantes.

Uma placa em honra a Jaime Guzmán (ideólogo da constituição de 80 e senador ultradireitista alvejado pela Frente Patriótica Manuel Rodríguez-FPMR) aparece no lixo da Chimba em Antofagasta.

Marchas agitadas dentro do shopping de Concepción e Antofagasta.

Em Copiapó um jovem ciclista de 17 anos foi atropelado por uma patrulha da PDI. Foi arrastado por 300 metros e perdeu a vida no lugar. A “Primeira línea” da cidade o reivindica com uma marcha, fogos de artifício e barricadas.

Em Ovalle desconhecidos incendeiam pedágios em resposta a um aumento de 500 pesos (terça-feira).

Em Los Angeles (EUA) realizam a performance “El violador eres tú” fora de um Starbucks em solidariedade com as trabalhadoras do Chile e em repúdio às gerentes que as chamaram “patéticas” e “delinquentes”.

Faltando alguns dias para completar dois meses da explosão social, convocam a participar na quarta-feira na “zona zero”.

A “Coordinadora 18 de Octubre” anuncia protestos em toda a região dominada pelo Estado do Chile na quinta-feira, dia 19, em solidariedade com os 2500 presos e presas da Revolta Social.

Anarquistas chamam a encher de propaganda cada espaço de luta e participar massivamente na sexta-feira na Praça da Dignidade.

Construindo nossa negra história… Boicote e sabotagem às ferramentas do poder!

A ACENDER AS BARRICADAS COM AS CÉDULAS ELEITORAIS!

Não há pacto, não há negociação com o capitalismo, a rua nos espera…

N.T.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/12/17/chile-santiago-56o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

Um dia pra vadiar,
um dia para o haicai —
chuva de primavera.

Issa