[EUA] Relatório do 15 de Fevereiro, Dia Internacional “Tattoo Flash Day” em Solidariedade à Revolta em Andamento no Chile

Relatório do Dia Internacional de Solidariedade à Revolta no Chile, que contou com eventos em todo o mundo, incluindo Estados Unidos da América e México

No início do mês de janeiro, anarquistas do Chile chamaram um dia internacional de captação de recursos através de tatuagens para apoiar os chilenos presos nos últimos quatro meses desde o início da Revolta Chilena, em 18 de outubro de 2019.

Mais de 35.000 pessoas já foram presas, e 2.500 estão em prisão preventiva, que é quando um juiz declara a manutenção da prisão de alguém até o julgamento por considerá-la um risco à sociedade. Mais de 400 pessoas sofreram lesão ocular devido a tiros de bala de borracha ou gás lacrimogêneo utilizados pela polícia, além de muitas outras terem perdido a vida. Esses números estão aumentando constantemente e a revolta está longe de acabar, pois o povo chileno ainda está se levantando para combater a polícia e protestar contra a sociedade insuportável que o sistema neoliberal produziu.

Em resposta a este pedido de solidariedade, diferentes grupos e indivíduos organizaram 18 eventos autônomos em 6 países diferentes.

Dentre eles, estão:

ARGENTINA: BUENOS AIRES E CÓRDOBA

CHILE: SANTIAGO E VALPARAISO

ALEMANHA: BERLIN

MÉXICO: CIDADE DO MÉXICO

SUÉCIA: ESTOCOLMO

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: ASHEVILLE, ATLANTA, BLOOMINGTON, BROOKLYN, LOS ANGELES, RICHMOND, TUCSON, SAN DIEGO E SEATLLE

Em 15 de fevereiro, pessoas receberam obras de arte incríveis de talentosos artistas em todo o mundo, no espírito de revolta e solidariedade. Além das tatuagens, cada evento teve seu próprio charme particular. Em Santigado, DJs tocaram ao vivo e distros anarquistas levaram seus jornais documentando a revolta. Em Berlin, os organizadores prepararam comida vegana, exibiram obras de arte à venda e mediaram uma discussão sobre o atual momento da revolta chilena. Os organizadores do evento em Tucson utilizaram o espaço de um movimento social local e colaboraram com tatuadores que vieram da Cidade do México para tatuar durante o encontro, tendo músicas popularizadas no levante chileno tocando. Houve muitos feedbacks positivos tanto dos participantes como dos organizadores. Algumas lojas mantiveram o levantamento de fundos com as artes elaboradas para a data.

Apesar de o chamado inicial ter sido para angariar recursos a partir de tatuagens, várias cidades também realizaram eventos não relacionados à arte na pele. Além das dezenas de Tattoo Flash Days, uma equipe de Richmond sediou um show beneficente que foi muito bem recebido. Na ocasião, o vocalista da banda falou sobre sua conexão familiar com o Chile, onde seu avô foi alvo de fascistas na década de 1970. Uma equipe de Bloomington passou o ano passado organizando uma rave contra o racismo mensalmente em um bar gay local. A “Delírio Contra o Racismo” arrecada dinheiro para uma causa diferente a cada mês, e a edição de fevereiro foi em solidariedade aos rebeldes chilenos. A entrada do local estava decorada com imagens do levante, e houve conversas sobre o que está acontecendo no Chile. Em Seattle, ocorreu um evento em apoio a presos feito pelo Puget Sound Prisoner Support!

Se você procura por cobertura, análise e entrevistas detalhadas com chilenos que participaram da revolta de outubro a janeiro, recomendamos a Radio Evasion, que é produzida tanto em inglês como em espanhol. Este é um excelente recurso para quem quer tentar entender a complexa história e a repressão que as pessoas estão enfrentando, bem como sua bravura e suas ideias inspiradoras sobre o que manteve a revolta nos últimos quatro meses sem mostrar sinais de parada.

Muito dinheiro foi captado e muita conscientização foi gerada, mas os próximos meses, agora mais do que nunca, precisam de nossa atenção. O Chile está entrando em um ponto crucial neste levante, onde o futuro é precário e indeterminado. Aqui estão algumas datas importantes em março a seguir.

2 de março: Super segunda-feira; Março pela renúncia do Presidente Senastián Piñera

6 de março: Março até o final do SENAME (Serviço Nacional de Menores); o sistema de assistência social chileno

8 de março: Março para o Dia Internacional da Mulher

9 de março: Greve Geral Feminista

11 de março: Protesto contra Piñera: aniversário de dois anos do regime de Piñera

16 a 22 de março: Semana de ação internacional pela liberação de presos políticos

18 de março: Aniversário de 5 meses da revolta

22 de março: Dia Mundial da Água

29 de março: Dia do Combatente da Juventude

Obrigado a todos vocês que participaram desde 15 de fevereiro!

Saúde e (A)

Fonte: https://itsgoingdown.org/tattoo-benefit-chile/

Tradução > Sid Sobral

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/02/10/tatto-flash-day-campanha-internacional-em-solidariedade-com-os-preses-da-revolta-no-chile-15-de-fevereiro/

agência de notícias anarquistas-ana

Frases compostas
no sol que passeia
sob minha caneta.

Jocelyne Villeneuve