[Polônia] O Estado vai te desapontar. A epidemia Covid-19 requer apoio mútuo

Tendo em conta a propagação do coronavírus, os governos de todo o mundo estão tomando medidas excepcionais com o lema de combater a epidemia. Sem dúvida, proteger a nossa vida e a nossa saúde é da maior importância. No entanto, a introdução de leis extraordinárias é frequentemente acompanhada — tanto agora como no passado — por abuso de poder. A crise epidêmica está atingindo os setores mais pobres da nossa sociedade muito mais intensamente, enquanto que a elite consegue perfeitamente assegurar o seu futuro.

Ouvimos vozes de muitos países que dizem que as liberdades civis, os benefícios sociais e os direitos dos e das trabalhadoras estão sendo restringidos. Hoje, isto pode ainda parecer razoável, ou mesmo necessário, mas estes tipos de catástrofes são frequentemente utilizadas para tomar posse dos nossos bens comuns e impor novas restrições. Podemos ter a certeza de que haverá especuladores e empresários que irão se aproveitar da situação. Novas fortunas crescerão da miséria daqueles e daquelas afetadas pela epidemia. Haverá políticos ambiciosos com um espírito autoritário, relutantes em renunciar aos seus poderes excepcionais.

Não podemos simplesmente ficar parados e assistir. Não só porque o Estado geralmente falha nesses casos, e a sociedade tem de lidar com isso por conta própria. Também porque, a longo prazo, geralmente resulta que um estado de emergência, uma restrição de direitos e liberdades, se torna apenas uma forma de proteção do poder e dos maiores lucros, e não uma luta pela vida e saúde de mulheres e homens.

Devemos, portanto, apoiar e combater ativamente todas as formas de abuso de poder, de tratamento desigual e de exploração das e dos trabalhadores. Não é verdade que a morte não escolhe. A epidemia afetará principalmente os e as mais pobres e os e as mais fracas.

Defendamo-nos, portanto, em solidariedade contra a epidemia!

Apoio mútuo em vez de estado de emergência!

Federação Anarquista de Poznan

Tradução > Ananás

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/02/polonia-parem-de-jogar-com-as-nossas-vidas-nao-seremos-um-escudo-humano-para-a-crise-do-corona/

agência de notícias anarquistas-ana

livro antigo
o bicho traça
o sonho dos sábios

Alexandre Brito