[Indonésia] A contínua caça aos anarquistas e o cenário de incompetência estatal

Há apenas algumas semanas os camaradas em Tangerang foram presos por graffitis e a mídia sensacionalizou as prisões seguidas de informações falsas da polícia declarando que no dia 18 de abril os anarquistas indonésios haviam planejado saques em massa em todo o país. Isto foi comprovado falso. Além disso, a polícia estava tentando fazer uma cena ridícula em que um pequeno criminoso que eles pegaram foi forçado a fazer um vídeo ao vivo declarando-se “o único líder dos anarquistas”, felizmente este vídeo se tornou uma piada nacional. Mesmo antes, muitos dos ativistas e jornalistas criticaram as provas policiais relativas aos livros. A polícia confiscou livros e os mostrou para a mídia e foram, em sua maioria, livros apolíticos, muitos desses livros eram relatos de ficção ou não ficção que foram publicados legalmente. Assim, conclui-se que essas provas – livros – não são materiais judiciais. Mas a polícia indonésia está sempre pronta para superar a sua própria estupidez. Saques em massa, motins em prisões e até mesmo pessoas morrendo de fome já aconteceram em toda a Indonésia.

As Prisões Absurdas e o Isolamento dos Réus

A maior parte dos réus que se referiam ao caso estavam fazendo graffiti. Embora seja claro que o graffiti foi para incitar protestos, o Estado e a polícia parecem tão míopes ou estão conscientemente fazendo isso para se desviar das questões reais como parte de sua estratégia para encobrir toda a incompetência estatal para lidar com a crise. Jovens anarquistas foram presos em Java Ocidental e mais recentemente na cidade de Malang, Java Oriental. Este caso é diferente do dos anarquistas de Tangerang, os anarquistas de Malang foram presos apenas porque estavam diretamente envolvidos em lutas sociais contra a apropriação de terras, empresas estatais e outras lutas de base. Uma reportagem da mídia chegou ao ponto de dizer que a acusação desses anarquistas é apenas que, como a polícia declarou,”eles são anticapitalistas”. Essas cenas ridículas cheiram a ovos podres vindos de burocratas idiotas.

Uma das prisões mais ultrajantes que ocorreram poucos dias antes disto foi de um jornalista que é muito crítico à política governamental. Ravio Patra escreveu sobre a falsificação de informações do estado sobre a COVID-19 e publicou um artigo abrangente em um portal de notícias independente. Em seguida, sua conta Whatsapp foi invadida – os funcionários da Whatsapp confirmara, sua conta Whatsapp foi violada – e de repente ele recebeu mensagens através de sua conta dizendo que “já é uma crise, está na hora de colocar fogo, vamos saquear no dia 30 de abril”. Antes disso, Ravio já contactava alguns especialistas sobre o porquê de ele não conseguir controlar sua própria conta. Não muitas horas depois, ele estava fora de contato. Até que a maioria de seus amigos e coletivos confirmaram que ele já havia sido preso.

Podemos dizer que os burocratas e a polícia agiram imprudentemente, mas nesta época de pandemia parece que eles podem fazer o que quiserem para prender qualquer um, especialmente as pessoas ligadas aos anarquistas. Neste último cenário, podemos ver como o Estado indonésio agiu de forma totalitária. Não vamos abaixar a cabeça em silêncio. Esta caça aos anarquistas tem que parar e não podemos implorar ao Estado que o faça por nós. Sua absoluta incompetência e sua infraestrutura apodrecida vão cair. Fora com a vigilância e a sociedade de controle, derrube o Estado agora mesmo!

PS: O engraçado é que, em tempos de Coronavírus, a maioria dos anarquistas na Indonésia estão e estiveram envolvidos em inúmeras cozinhas públicas numa forma de ajuda mútua e o Estado está e estava sempre tentando criminalizar tudo.

Nós somos os criminosos, não valorizamos suas leis, porra. Nós vamos fazer você cair em breve.

Circle of Marvelous Individualists (Círculo de Individualistas Maravilhosos)

Tradução > Otchobi

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/20/sobre-a-caca-as-bruxas-ao-anarquismo-indonesio-e-a-mentalidade-ativista-normal/

agência de notícias anarquistas-ana

silêncio profundo —
só o respirar das flores
no sopro da brisa

Leonilda Alfarrobinha