[França] Lançamento: “Educadores libertários e socialistas. Convergência das pedagogias libertárias com as correntes do educacionismo socialista, de Hugues Lenoir

A galeria de retratos publicada neste volume, centrada na influência e nas convergências da pedagogia libertária com outras correntes do educacionismo socialista e do pensamento adequado dos anarquistas em questões de educação, faz parte do livro de Maurice Dommanget (1888-1976): os grandes socialistas e a educação, de Platão a Lenin.

O objetivo de todos esses textos, reunidos por Hugues Lenoir, é fazer as pessoas descobrirem ou redescobrirem o quanto a questão da educação estava no centro das discussões e teorizações dos progressistas, dos socialistas e dos bibliotecários. Esses novos pontos de vista pedagógicos, onde autores como Victor Considerant – o discípulo de Charles Fourier -, James Guillaume, Georges Sorel e Jean Jaurès se encontram, destacam concepções de educação menos distantes do que se imagina. De fato, através de seus escritos, se mostra um mesmo interesse pela liberdade da criança. A liberdade e a educação das crianças, embora com nuances e diferenças, parecem ser uma das ações para a construção de outra sociedade.

Mais especificamente, os anarquistas, através de seus escritos e, para alguns, de suas práticas, mostraram que outra escola era possível.

Hugues Lenoir, ativista e especialista em pedagogia libertária, é autor de inúmeros artigos e obras sobre esse assunto.

Éducateurs libertaires et socialistes

Convergence des pédagogies libertaires avec les courants de l’éducationnisme socialiste

Hugues Lenoir

276 páginas

formato 14,5 par 21

preço : 14,00 EUR

ISBN : 978-2-35104-142-0

atelierdecreationlibertaire.com

Tradução > Estrela

agência de notícias anarquistas-ana

A sensação de tocar com os dedos
O que não tem realidade –
Uma pequena borboleta.

Buson