[Grécia] Dois anarquistas são presos em Tessalônica

Nas primeiras horas de quarta-feira, 27/05, em Tessalônica, dois companheiros anarquistas foram presos numa tentativa de ataque de incêndio/explosão da casa do ex-membro da Nova Democracia (partido grego governista) e agora presidente do Depósito de Fundos e Empréstimos, Dimitris Stamatis.

Uma reportagem de um jornalista grego relata que um companheiro foi visto por policiais civis que passavam para verificar uma casa na área de Kalamaria; outro foi detido no momento que ia colocar o dispositivo explosivo/incendiário. O primeiro foi detido algumas horas depois em Tessalônica, enquanto andava de bicicleta.

Houve uma grande investigação policial na casa deste companheiro e de outros. Mais especificamente quatro casas okupadas na Ano Poli, em Tessalônica, foram cuidadosamente revistadas e, no total, dez companheiros foram acusados. Mas eles foram liberados algumas horas mais tarde, por não terem nada sobre o que os acusar.

Estes dois companheiros anarquistas são acusados de associação criminosa, tentativa de explosão, tentativa de incêndio criminoso, fabricação e posse de material explosivo que poderia causar perigo para seres humanos, também pela violação às leis sobre armas, fogos de artifício e drogas e, ainda, por resistência e desobediência à autoridade.

Eles vão se apresentar ao juiz na manhã de segunda-feira, 01/06, no tribunal de Tessalônica. Até essa data permanecerão encarcerados pelas mãos do Estado. Apelos à solidariedade começarão a ser publicados nos próximos dias.

Seguiremos atualizando.

FORÇA E SOLIDARIEDADE COM NOSSOS DOIS COMPANHEIROS EM TESSALÔNICA.

NÃO ESQUECEMOS OS PRESOS DA GUERRA CIVIL.

NEM UM PASSO ATRÁS.

CADA CHAMA E EXPLOSÃO É UM SINAL DE LIBERDADE E INSURGÊNCIA.

CADA COMBATENTE ANARQUISTA É UMA FACA BEM AFIADA.

CONTRA O MUNDO DE MISÉRIA E OPRESSÃO.

Iniciativa solidária

Tradução > Ophelia

agência de notícias anarquistas-ana

Tão mirrada,
De tanto arroz e cevada,
A gata enamorada.

Bashô