[Espanha] Teresa Claramunt, uma forma de contemplar o nosso presente

Escrevi artigos e dois livros sobre Teresa Claramunt¹, o que mostra o interesse que a personagem desperta em mim. Não é minha intenção deter-me hoje nos aspectos biográficos, que podem ser consultados nos textos citados, mas no dia de hoje do legado desta mulher no 158º aniversário do seu nascimento (4 de Junho de 1862).

Pesquisar a biografia de Teresa Claramunt teve uma influência decisiva na minha forma de entender a história através de dois conceitos que me acompanharam durante quase vinte anos no meu trabalho de pesquisa: a história-genealogia e a  micro-história. A genealogia engloba o programa da história tradicional (sociedade, economia, política, etc.), mas estrutura este tema de uma forma diferente: não segue os séculos, os povos ou as civilizações, mas as práticas, ou seja, o que as pessoas fazem, sem mais. Genealogia é, portanto, sobre a história das práticas (não tanto sobre ideias).

A contra-história, que rejeita conscientemente a história como uma grande narrativa, centra-se na pequena história (ou micro-história) e na construção de um relato detalhado e significativo de pessoas comuns e reais. A micro-história refere-se à escala reduzida da observação, à paixão pelo detalhe microscópico. Um olhar atento, por exemplo através da biografia, permite-nos captar algo que escapa à visão geral, a chamada grande história.

Há muito compreendo a história como uma forma de olhar para o nosso próprio tempo e lugar, para as nossas próprias ilusões, para o nosso desejo de ignorar o que está acontecendo. Hoje, mais do que nunca em nossas vidas, devido ao impacto que uma inesperada epidemia viral (a Covid-19) está tendo, o presente é muito perturbado, muito fragmentado, muito incoerente, a menos que tenhamos uma noção do passado.

Por todas estas razões, não posso pensar em Teresa Claramunt apenas como uma personagem histórica que pode ser lembrada com nostalgia, pelo contrário, vejo-a como uma mulher que ainda tem algo a dizer no século XXI, o seu legado é hoje inspirador tanto para o anarquismo como para o feminismo que ela soube unir. Durante grande parte da sua vida ela quis permanecer uma mulher com identidades plurais e fragmentadas que pudessem facilitar múltiplos compromissos e lutas. Ela foi republicana federal em seus primeiros anos e por um tempo manteve a coexistência desse republicanismo herdado de seu pai (um tecelão operário) com sua abordagem do internacionalismo coletivista. Enquanto esse anarcocoletivismo aberto se instalava nela, substituindo o seu republicanismo inicial, ela permanecia ligada a um espaço de intersecção de identidades políticas: o movimento de livre pensamento. Neste espaço, as pessoas que desenvolveram o seu ativismo dentro da maçonaria, do espiritualismo, do republicanismo, do feminismo ou do anarquismo movimentaram-se confortavelmente. Por esta razão, este ativista concebeu a anarquia como uma afirmação do múltiplo, da diversidade ilimitada dos seres e da sua capacidade de compor um mundo sem hierarquias, sem dominação e sem subordinação.

A realidade de Claramunt reside na sua compreensão do anarquismo: se a opressão surgiu de todas as esferas do social (não se limitou apenas à exploração econômica), ela estava presente em qualquer tipo de instituição ou situação que implicasse a limitação da liberdade. Por essa razão, além das lutas sindicais, foi pioneira nas lutas em defesa dos interesses comunitários centradas nas condições de consumo e não na produção, como foi o caso da greve dos alugueis em que participou na primeira década do século XX ou da luta contra a escassez de alimentos na segunda década. Estas respostas espontâneas das mulheres, adotando ações diretas e tomando como apoio redes informais e não hierárquicas de ajuda mútua fora dos sindicatos, foram desconsideradas na época (e a pesquisa histórica também o fez durante muito tempo) porque não seguiram o modelo de luta organizado pelos homens. Estas lutas são muito atuais hoje em dia.

Nesta perspectiva, a rebelião foi entendida por Claramunt e outras mulheres como uma subversão de valores profundos e arraigados que tiveram que ser descartados para alcançar a emancipação interior, tão importante quanto a emancipação econômica. Esta foi a razão pela qual o anarquismo se concentrou em aspectos-chave da existência: alimentação, saúde, família, amor, sexualidade, relacionamento e respeito pela natureza, etc.

Enquanto eram ignoradas pelos seus pares, as pioneiras, entre as quais Teresa Claramunt detém uma posição-chave, abriam uma brecha através da qual construíam um feminismo que atravessava o gênero e a classe social. Questionaram o pressuposto de que o termo mulheres indicava uma identidade comum porque, quando cruzado com a classe social, marcava diferenças intransponíveis entre as mulheres. Em consonância com este feminismo social, distante do feminismo sufragista, trataram de questões como família, casamento, amor, reforma sexual, educação, maternidade, contracepção, prostituição e muitos outros temas². Todas estas preocupações visavam romper com o destino biológico atribuído às mulheres e que a maioria dos seus camaradas, e muitas mulheres, aceitaram docilmente enquanto se consideravam revolucionárias.

O conceito de emancipação humanitária (não apenas de classe) presente no anarquismo levou Claramunt a argumentar que a luta feminista não era contra os homens, mas contra a exploração e dominação dos seres humanos, desenvolvendo uma frente comum contra o autoritarismo e as estruturas hierárquicas.

E finalmente, Claramunt antecipou o que hoje chamamos de política prefigurativa, ou seja, o dever de “ser a mudança” que se quer para a sociedade, aqui e agora, sem esperar para chegar à utopia. Portanto, a rejeição de que os fins justificam os meios e a afirmação de que nos meios está a revolução.

O sentido do passado, e há Teresa Claramunt com a sua própria luz, pode ajudar a esclarecer nestes tempos confusos o anarcofeminismo do século XXI.

Longa vida a uma tão atual pioneira.

Laura Vicente

[1] En 2006, Teresa Claramunt (1862-1931). Pionera del feminismo obrerista anarquista. Madrid. Fundación Anselmo Lorenzo.  Y en 2018, Mujer contra mujer en la Cataluña insurgente. Rafaela Torrents (1838-1909) y Teresa Claramunt (1862-1931). Zaragoza, Comuniter.

[2] Algunos de estos temas aparecieron recogidos en su folleto escrito en 1905 y que podemos considerarlo como el auténtico texto fundacional del feminismo anarquista: Teresa Claramunt (2018): La mujer. Consideraciones generales sobre su estado ante las prerrogativas del hombre. Mallorca, Calumnia.

Fonte: http://pensarenelmargen.blogspot.com/2020/06/teresa-claramunt-una-manera-de.html?m=1

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/18/espanha-duas-mulheres-um-destino-claramunt-e-torrents-na-barcelona-insurreta/

agência de notícias anarquistas-ana

A garoa cai.
Cintilam poças na rua
à luz dos faróis.

Zuleika dos Reis