
Chegamos ao quinto episódio com uma edição literalmente histórica, com diversas pessoas que passaram pelo Cursinho em seus 22 anos de existência falando sobre o seu já decenário processo de autogestão: quando começou, como se desenrolou e o que ele significa para as nossas vidas e para a educação popular enquanto movimento.
Pra falar a verdade, este é um episódio parcial: oito pessoas discutindo onze anos de um processo autogestionário coletivo que envolveu milhares é um percentual bem reduzido. Mas era o que cabia em duas horas, o que não significa que nunca mais voltaremos ao tema – pelo contrário.
Além dos oito debatedores, escutamos 4 ex-estudantes e 2 estudantes atuais do Cursinho sobre o que a autogestão, e a sua realização no Cursinho, significou em suas vidas.
Pra escutar, é só entrar na Rádio Sens:
https://senscast.org/2020/podcast/sala-30-5-autogestao-e-a-educacao-popular/
Também nos agregadores (Spotify, iTunes, Google Podcasts, etc).
Participaram deste episódio:
• Amanda Novo, estudante do último ano de Psicologia, coordenadora e integrante do Apoio Psicológico do Cursinho da Psico.
• Danilo Heitor, professor de Geografia da rede municipal de SP e coordenador pedagógico do Cursinho da Psico.
• Lucas Marchezin, ex-estudante (2001) e ex-professor de História do Cursinho da Psico (2003 a 2009), educador popular, professor de História e historiador.
• Eduardo Nascimento, pedagogo e doutorando na FEUSP, onde estuda a trajetória de acesso de jovens de camadas populares à universidade, e ex-coordenador pedagógico do Cursinho da Psico (2004-2008).
• Ricardo “Magrão” Augusto Fernandes, ex-professor de Química (2002 a 2010) e ex-coordenador (2009-2010) do Cursinho da Psico, professor de Matemática do Ensino Fundamental, matemático e cientista da computação.
• Fernanda Lopes, pedagoga, ex-estudante (2006-2008) e coordenadora pedagógica do Cursinho da Psico desde 2014, focando sua formação profissional em Pedagogia Social e Educação Popular.
• Alicia Garcia, ex-estudante (2014) e atual professora de Gramática do Cursinho da Psico, além de graduanda em Letras pela USP.
• Júlia Silva, ex-estudante do Cursinho da Psico (2018), estudante de pedagogia na Unifesp e estagiária do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha, além de participante ativa do movimento de ocupações das escolas estaduais de São Paulo em 2015.
agência de notícias anarquistas-ana
Velha lagoa
um sapo mergulha
barulho d’água.
Matsuo Bashô
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!