[EUA] Romaine ‘Chip’ Fitzgerald Regressa a Seus Antepassados

Por Mumia Abu-Jamal | 28/05/2021

Pode ser que o nome Romaine ‘Chip’ Fitzgerald não seja amplamente conhecido, exceto para seus simpatizantes. Em sua juventude rebelde faz décadas ele era integrante da agrupação em Los Angeles do Partido Panteras Negras, ao qual se uniu depois de passar uma breve estada no cárcere. Era um jovem bravo em um momento turbulento da história — os anos 60 — quando o mundo pareceu estar em chamas.

Chip,  em Watts, começou a se juntar com um grupo de jovens insubmissos e travessos, assim que terminou em um reformatório chamado o Centro de Detenção Juvenil, manejado pela Direção Geral de Juventude na Califórnia.  A rebeldia juvenil de Chip o levou a passar momentos de isolamento total na prisão. Ali, rodeado pelo silêncio, leu sobre o Movimento de Liberdade Negra, o qual o cativou. Estes artigos o despertaram para a existência do Partido Panteras Negras, o movimento mais audaz de todos os movimentos que buscavam a liberdade dos Negros nos anos 60.

Depois de sua libertação em 1968, Romaine ‘Chip’ Fitztgerald se uniu formalmente à militante organização revolucionária. Uniu-se ao grupo como peixe na água, ao ajudar com o programa de desjejuns grátis, vender o jornal dos Panteras, e participar em outros programas do grupo.

Segundo outras pessoas que se uniram ao grupo ao mesmo tempo, Chip era um integrante entusiasta e mais importante ainda, sua mãe apoiava seu novo compromisso com o trabalho comunitário.

Mas os bons tempos não duram para sempre. O ano de 1969 marcou o envolvimento de Chip em dois tiroteios que resultaram na morte de uma pessoa. Também marcou seu regresso à prisão como adulto. As acusações contra ele e a antipatia do estado da Califórnia para com os Panteras Negras resultaram no encarceramento de Chip durante 52 anos apesar de sua elegibilidade de liberdade condicional em 1976.

Em 29 de março de 2021, ao sofrer um derrame cerebral massivo, Chip morreu em um hospital na Califórnia, algemado a sua cama. Chip era o Pantera Negra que mais tempo esteve detido nos Estados Unidos. Romaine ‘Chip’ Fitzguerald, depois de passar mais de meio século em cadeias, regressa a seus antepassados.

Desde a nação encarcerada, sou Mumia Abu-Jamal.

Fonte: https://amigosdemumiamx.blog/2021/06/02/romaine-chip-fitzgerald-regresa-a-sus-antepasados/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Encontro fugaz.
Neblina abraça o velho
lampião de gás.

Rogério Viana