[Espanha] A face oculta do turismo

O turismo de massa, como o conhecemos hoje, é um fenômeno relativamente jovem que começou a se espalhar nos anos 70 e 80, colonizando a classe média e se tornando uma das principais atividades de lazer ao redor do mundo. O crescimento quase exponencial da atividade turística nas últimas décadas significou que a indústria turística que a sustenta se tornou uma das principais atividades econômicas do mundo capitalista, cujo maior expoente é o Estado espanhol. Em nosso país, o turismo já é o setor econômico que mais contribui para o PIB, e o segundo maior gerador de emprego. Esta dependência econômica do turismo é ainda mais acentuada nas áreas turísticas por excelência, como a costa mediterrânea e especialmente as Ilhas Canárias e Baleares, onde o setor turístico já responde por mais de 35% e 45% de seus respectivos PIBs.

O grande sucesso da indústria do turismo foi criar uma imagem idílica do turismo no imaginário popular e transformá-lo em uma mercadoria de consumo e reconhecimento social à qual todos aspiramos. Entretanto, esta imagem nada mais é do que um disfarce que esconde uma realidade muito diferente de insegurança no trabalho, destruição ambiental, exclusão social, colonização cultural e um aprofundamento da diferença de gênero, em grande parte desconhecida para os próprios turistas. Esta publicação visa revelar a verdadeira face do turismo, desmascarando os principais mitos em que se baseia o atual modelo turístico, analisando seu impacto não apenas em nível econômico e de emprego, mas também em nível social, ambiental, cultural e de gênero. Também são compartilhadas reflexões sobre se é possível um modelo alternativo de turismo que seja sustentável e reverta os impactos mais perniciosos do modelo atual, bem como quais boas práticas devem ser promovidas em qualquer atividade turística.

O surgimento da COVID-19 destacou a fraqueza das economias tão dependentes do turismo, bem como a insustentabilidade do modelo turístico atual, que já está colidindo com os limites físicos do planeta. O governo está agora tentando reanimar o setor turístico com um gasto sem precedentes de dinheiro público, que todos nós teremos que pagar, mas agora é o momento de reflexão coletiva e mobilização cidadã para redirecionar esses fundos para uma mudança radical de modelo que evite a destruição ambiental e coloque o turismo a serviço das pessoas e não do capital.

> Clique aqui para baixar a revista:

https://cgt.org.es/wp-content/uploads/2021/04/La-cara-oculta-del-turismo.pdf

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

sussurro um ruído
(farfalhar de qualquer folha
ao pé de um ouvido)

Bith