[Chile] A defesa da nação é a defesa do Estado e a exploração

As linhas a seguir são algumas breves reflexões sobre os eventos de sábado 25 de setembro em Iquique, eventos que refletem uma nova fase na crise migratória local, que por sua vez é parte da crise migratória global.

Defender a nação é defender o Estado e a exploração

Após as lamentáveis imagens que foram transmitidas da marcha anti-migrantes realizada no sábado passado, 25 de setembro, na cidade de Iquique, onde uma multidão irada e irracional queimou as barracas e os poucos pertences de famílias, em sua maioria da Venezuela, fugindo do colapso do “projeto capitalista” do “Socialismo do Século XXI”, acreditamos que é necessário fazer algumas reflexões gerais sobre o “momento fascista” que todos acabamos de testemunhar.

O racismo e a xenofobia não têm nada a ver com um “medo do desconhecido” natural e primitivo. Pelo contrário, suas raízes são estabelecidas com o surgimento de sociedades divididas por classes (que representam apenas cerca de 10% da história humana) e particularmente com o desenvolvimento do capitalismo. Que a cor da pele ou o local de nascimento se tornam elementos de discriminação, abuso e opressão é então explicado pela necessidade de inferiorizar um determinado grupo humano a fim de tornar possível sua exploração nas mãos de outro.

Isto é evidente a partir de uma breve revisão da história recente do colonialismo europeu no resto do mundo, que não passou de um empreendimento sangrento para fornecer matérias-primas e força de trabalho aos estados do velho mundo, um processo que está na gênese do capitalismo como um sistema de dominação em escala global. A escravidão e a exploração mais brutal foram a origem e o fruto do progresso da civilização do Capital.

Para justificar este processo, a classe dominante tinha à sua disposição um arsenal ideológico que recorria primeiro à religião e depois à ciência. Nos séculos XVIII e XIX, da suposta neutralidade da pesquisa científica, surgiram várias “teorias” que pregavam uma determinação natural para explicar a existência de uma hierarquia de “raças”, que se baseava também na suposição da inferioridade transversal das mulheres.

A rejeição atual dos “estrangeiros”, que está sendo evidenciada por parte da sociedade, é uma consequência direta do nacionalismo. O próprio conceito de nação é um conceito da cultura dominante. Territórios delimitados por fronteiras, dentro dos quais os Estados exploram sua própria população com a premissa de que estão contribuindo para o crescimento da pátria (pode haver alguma dúvida quanto à origem patriarcal deste termo?)

Por outro lado, os fluxos migratórios ou são o produto dos movimentos de capitais e suas crises associadas (deslocados e refugiados devido à guerra, fome, as condições materiais miseráveis de algumas “nações pobres”, o colapso dos Estados e, mais recentemente, as dramáticas convulsões climáticas do mundo), ou são o produto da crise econômica e social dos países mais pobres do mundo, ou diretamente geridos pelos interesses dos grupos dominantes, a fim de se abastecerem de mão-de-obra barata para o trabalho que “seus” cidadãos não estão assumindo no volume necessário, seja por pressões econômicas ou devido a mudanças na estrutura demográfica de sua população. Além disso, estes fluxos de pessoas de outras nações permitem falsos conflitos dentro do proletariado, porque a imigração contribui efetivamente para baixar o preço do capital variável (que é o que nós, o proletariado, somos), ou seja, baixar os salários, e desta forma os dardos das mentes mais básicas, educadas mais fielmente nos valores do Capital, seriam direcionados contra seus irmãos e irmãs imigrantes, vistos como competição, enfraquecendo assim o confronto com a própria classe capitalista (estas medidas são geralmente defendidas e promovidas a partir de setores progressistas, às vezes sob um discurso supostamente antirracista e integrador).

Ao contextualizar a xenofobia e tentar descobrir as relações sociais que lhe dão origem, não pretendemos dar qualquer tipo de justificação ética àqueles infelizes que veem sua própria humanidade derrotada por ceder aos preconceitos racistas e ao nacionalismo.

A defesa da nação é a defesa do Estado e da propriedade privada. O sentimento nacional é um manto desprezível para encobrir o conflito inconciliável entre explorado e explorador dentro das fronteiras de um país, um processo replicado em todas as nações pela classe dominante. O sentimento de unidade nacional é um triunfo de nossos inimigos de classe.

Uma comunidade baseada na satisfação das necessidades humanas e não na incessante acumulação de capital varrerá de seus fundamentos qualquer noção de fronteiras políticas e hierarquias sociais e, portanto, o racismo e todas as formas de discriminação baseadas em características físicas ou local de nascimento, que são claramente ridículas de se manter e devem ser combatidas hoje.

ABAIXO COM AS FRONTEIRAS QUE ENCERRAM E MUTILAM A HUMANIDADE!

ABAIXO COM O RACISMO E A XENOFOBIA!

PELA COMUNIDADE HUMANA!

Fonte: https://hacialavida.noblogs.org/la-defensa-de-la-nacion-es-la-defensa-del-estado-y-la-explotacion/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

fecho um livro
vou à janela
a noite é enorme

Carol Lebel