[EUA] Dez anos depois de ocupar Wall Street, seu verdadeiro legado é o anarquismo na prática

Declaração do Conselho de Coordenação Anarquista Metropolitano (MACC, sua sigla em inglês) sobre o legado anarquista da Occupy Wall Street no 10º aniversário do movimento.

Lenapehoking, Ilha da Tartaruga (também conhecida como Nova Iorque) – Desde seu desaparecimento no outono de 2012, vários indivíduos, websites, contas de redes sociais e políticos tentaram reivindicar o manto de Occupy Wall Street (OWS). As associações são intermináveis, desde Bernie Sanders-alinhados “socialistas” até relatos neoliberais no Twitter elogiando os proprietários por despejar pessoas. Qualquer jornalista que escreva sobre o movimento OWS deve conhecer sua história real, separada das maquinações daqueles que mais tarde tentaram cooptar sua mensagem para si mesmos. OWS foi anarquismo na prática, e este é seu legado.

Vários membros do MACC estiveram presentes nos primeiros dias do Occupy Wall Street, e, junto com milhares de outros, ajudaram a construí-lo da forma que ele se tornou. Elaboramos este comunicado à imprensa para garantir que os jornalistas entendam que, muito provavelmente, se você estiver vendo um website ou uma conta no Twitter que tenha a marca “Occupy” hoje, ele não reflete a política da OWS. Neste décimo aniversário do Occupy Wall Street, nós, como anarquistas, ativistas e testemunhas da história, queremos esclarecer e reivindicar o legado deste incrível movimento.

Como qualquer pessoa que estava lá na criação sabe, Occupy Wall Street nunca foi sobre política eleitoral e certamente não foi sobre ganhar influência ou ganhar dinheiro. A ocupação do Parque Zuccotti foi uma ação direta; nós não pedimos permissão ou solicitamos uma permissão. Nós, os 99%, liberamos e transformamos o parque em um espaço diretamente democrático através de assembléias gerais e grupos de trabalho. Nosso exemplo inspirou as ocupações de centenas de espaços públicos em todo o país e informou a política horizontal (não hierárquica) do movimento mais amplo Occupy. O objetivo não era tomar o poder do Estado, mas demonstrar uma sociedade verdadeiramente igualitária e uma alternativa viva ao capitalismo. Era isto que queríamos dizer – o que sempre quisemos dizer – com revolução.

“Occupy Wall Street and Anarchism”: https://www.youtube.com/embed/4Cq9R4Lqr1o

Foram escritos vários livros e artigos que enfatizam o anarquismo da OWS. Em O Projeto Democracia, o falecido anarquista e antropólogo David Graeber afirma que a OWS fez parte de uma longa história de resistência democrática contra o Estado e o capitalismo. Em Obrigado, Anarquia: Notas do Apocalipse Occupy, o escritor Nathan Schneider fornece um relato em primeira mão sobre a auto-organização que ocorre no parque. Em Traduzindo a Anarquia: O Anarquismo de Occupy Wall Street, o historiador Mark Bray entrevista mais de 200 organizadores centrais da OWS, a grande maioria dos quais se identifica como anarquistas ou tem uma política anarquista. Para aqueles que estudaram longamente a OWS, seu anarquismo fundamental não está em debate.

Mark Bray disse sobre o aniversário: “Dez anos depois, que o registro histórico mostre que a Occupy Wall Street foi planejada e organizada em grande parte por anarquistas. As assembléias populares da OWS, as ações diretas, os projetos de ajuda mútua, a rejeição da hierarquia e a distância da política eleitoral foram completamente impregnadas de valores e práticas anti-autoritários desde o início. Este movimento pioneiro que ajudou a desencadear uma década dinâmica de resistência não foi um teatro de rua para o Partido Democrata, mas sim uma experiência ousada em imaginar um mundo além do capitalismo e do Estado”.

O legado da OWS é o movimento anarquista em curso. Ele está em ocupações de espaço público (Occupy ICE, Abolition Park), ações no local de trabalho organizadas por trabalhadores do setor (Industrial Workers of the World, Brandworkers), rupturas de dutos (Occupy Pipeline, Sane Energy), e recusando-se a pagar dívidas (Strike Debt). Está em redes de ajuda mútua fornecendo alimentos (Food Not Bombs, Club A, The Gym, WSP Mutual Aid, Woodbine), ajuda médica (NYC Action Medical) e cuidados (MACC Care Assembly). Está no chamado para abolir a polícia e as prisões (Cruz Negra Anarquista, Comitê Organizador dos Trabalhadores Encarcerados, Movimento Revolucionário Abolicionista, Negro e Rosa). Está na luta contra o fascismo (J20, Charlottesville). OWS vive quando as pessoas deixam de pensar no mundo como ele é, e em vez disso imaginam o que ele poderia ser. OWS vive, quando as pessoas agem como se já estivessem livres.

O Metropolitan Anarchist Coordinating Council (MACC) NYC foi formado pelos organizadores originais da Occupy Wall Street (OWS). Extraímos explicitamente as lições aprendidas com essa experiência. Temos assembléias, conselhos de porta-vozes e grupos de trabalho. Operamos através do processo de consenso. Temos procedimentos robustos de controle financeiro. Temos uma equipe de responsabilidade comunitária para lidar com danos e conflitos. Os princípios e estrutura pelos quais nos organizamos são diretamente informados pela OWS. Nós somos o legado.

https://macc.nyc/

Tradução > solan4s

agência de notícias anarquistas-ana

olhos dos meninos
as luzes do pisca-pisca
se multiplicaram

José Marins