[Espanha] CNT-AIT: Cento e onze anos de luta pela liberdade

Fundada em 1º de novembro de 1910 no Palácio de Belas Artes de Barcelona, a Confederação Nacional do Trabalho (CNT) é um sindicato confederal de sindicatos autônomos de ideologia anarcossindicalista na Espanha, filiado à organização mundial Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). Por esta razão, é também conhecida como CNT-AIT.

A CNT-AIT é uma organização que tem desempenhado um papel transcendental na história da Espanha com uma influência significativa dentro dos movimentos sociais e do movimento operário, inclusive realizando a Revolução Social de 1936 a 1939.

A proposta de criação da CNT em 1910 foi o fruto sustentado e paciente do sindicalismo dos trabalhadores para encontrar uma coordenação que se acreditava ser necessária e benéfica para a classe trabalhadora em sua luta contra o capitalismo e para o desenvolvimento de uma nova sociedade baseada na igualdade, justiça e bem-estar humano. Suas origens podem ser rastreadas até 1870, ano em que foi fundada a Federação Regional Espanhola (FRE, que aderiu à AIT).

As sucessivas experiências internacionalistas na região espanhola não caíram em ouvidos moucos e apesar da perseguição, dissidência, períodos de clandestinidade e incessante repressão governamental, o espírito solidário e libertário da AIT continuou enraizado no coração do movimento operário espanhol.

Fonte: https://www.cnt-ait.org/cnt-ait-ciento-once-anos-de-lucha-ansrcosindical/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Também para as pulgas
A noite deve ser longa
E solitária.

Issa