[Espanha] CGT anuncia a celebração de seu XIX Congresso Ordinário, máximo órgão de decisão da organização anarcossindicalista

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) realizará sua assembleia estatal na cidade de Zaragoza, durante os dias 9, 10, 11 e 12 de junho de 2022.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) acordou na última das Plenárias Confederais – o maior órgão colegiado de gestão e coordenação desta organização sindical entre assembleias – a convocatória de seu XIX Congresso Ordinário em princípios do mês de junho deste ano. A este encontro, participarão aproximadamente 500 delegados e delegadas – eleitos previamente em suas assembleias, procedentes dos diversos territórios do Estado, representando a mais de 100.000 filiados e filiadas de 180 sindicatos.

Durante os dias nos quais se desenvolva este congresso se discutirão apresentações com diferentes conteúdos relacionados com a ação sindical, a ação social, a comunicação ou o funcionamento da própria organização anarcossindicalista entre outros, assim como também os objetivos que a CGT tem por diante na sociedade atual e ante a situação sociopolítica que afeta a classe trabalhadora. Neste sentido, explicam desde a organização vermelho e negra, os congressos se realizam a cada quatro anos e neles também se elege um novo Secretariado Permanente (SP), constituído por um grupo de pessoas militantes que velarão – cumprindo e fazendo cumprir, pelos acordos confederais alcançados no mesmo.

Na atualidade, a CGT é uma organização anarcossindicalista com uma grande trajetória histórica e um importante peso sindical e social no Estado espanhol. Por isso, desde a própria organização, deixando claro que o objetivo comum de toda a casa é manter o espírito libertário, conjugando-o com as circunstâncias e orientando-o para a consecução de suas aspirações e seus objetivos. Isto se reflete, segundo os anarcossindicalistas, na própria forma de funcionar da CGT, que evita reproduzir os mecanismos que levaram a outros sindicatos a converter-se em fiadores de um sistema que dizem combater.

cgt.org.es

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Branco instante
entre verde e azul:
garça ou pensamento.

Yeda Prates Bernis